Sobre o OCA

Publicado em 21/01/2022 16h05 Atualizado em 06/05/2022 09h55

O Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), criado em dezembro de 2008, tem por objetivo a difusão de dados e informações qualificadas produzidas pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE). 

O recolhimento de dados é resultado direto do trabalho de fomento, regulação e fiscalização da Agência. As informações são fornecidas pelos próprios agentes de mercado com base nas respectivas obrigações legais, consolidadas pelas diferentes áreas da ANCINE e disponibilizadas à sociedade pelo OCA.

Em maio de 2022, o OCA foi integrado ao portal da ANCINE, na plataforma GOV.BR. A migração da página para o novo endereço eletrônico é parte do Plano de Transformação Digital da Agência, que busca ampliar a oferta de serviços digitais mais simples e intuitivos para os diversos públicos que interagem com a ANCINE.

O site está dividido em seis seções principais, sendo, a primeira delas, Mercado Audiovisual Brasileiro, dedicada aos indicadores gerais relacionados à atividade audiovisual no Brasil nos últimos anos.

As seções Cinema, Televisão, Outras Mídias e Recursos Públicos apresentam os dados referentes aos diferentes segmentos do audiovisual originados de fontes primárias e secundárias. O usuário dispõe de dados compilados na forma de planilhas e gráficos, e ainda no formato de publicações com análises, como informes e estudos. Já a página de Publicações engloba os trabalhos elaborados a partir de análises sobre o mercado audiovisual, como estudos, informes, anuário estatístico, dentre outros.

Semanalmente, o OCA é atualizado com os resultados das salas de exibição de todo o país, com dados de público e renda dos filmes brasileiros e estrangeiros, disponíveis no painel interativo Resultados Semanais do Cinema Brasileiro. Há também os dados mensais relativos ao segmento da TV Paga, com atualização trimestral.

Por fim, a seção que disponibiliza os Dados Abertos da Agência, em atendimento ao Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, e em consonância com o Plano de Dados Abertos da ANCINE.

O site do OCA é um espaço dinâmico, sua atualização e aprimoramento são constantes, buscando sempre a qualidade na disponibilização de informações. Sugestões para o seu aprimoramento são sempre bem-vindas. Entre em contato com a equipe do OCA e envie a sua contribuição pelo e-mail