Notícias
Inclusão em Foco: Estudantes do Instituto Benjamin Constant participam de experiência inclusiva no Rio de Janeiro
Na sexta-feira, 27 de junho, a ANCINE e o Instituto Benjamin Constant - IBC promoveram, no Cinesystem Belas Artes (Botafogo), mais uma ação de inclusão no audiovisual, desta vez voltada a pessoas com deficiência visual.
A experiência cinematográfica
Participaram da sessão de cinema estudantes do IBC, referência nacional na educação de pessoas cegas e com baixa visão. Os alunos acompanhados de familiares, assistiram à exibição do filme “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, da Paris Filmes.
Os estudantes acessaram a audiodescrição via aplicativo em seus celulares, vivenciando uma sessão cinematográfica adaptada às suas necessidades. Além de um especial momento de entretenimento, as impressões e sensações dos alunos serão consideradas no desenho de políticas públicas mais efetivas e sensíveis às variadas demandas das pessoas com deficiência.
Desafios da inclusão
Segundo o Censo 2022 do IBGE, o Brasil tem mais de 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 7,3% da população com 2 anos ou mais. Dentre elas, 7,9 milhões relatam dificuldade para enxergar, mesmo com correção visual.
Esses números evidenciam os desafios ainda presentes no acesso à cultura e ao cinema por pessoas com deficiência visual.
Uma nova sessão em parceria com o INES, desta vez voltada ao público de estudantes adultos, está programada para a próxima quinta-feira (3/7).
As parcerias com instituições especializadas são fundamentais na identificação de barreiras reais às pessoas com deficiência e na proposição de soluções eficazes.
Planejamento e estratégia 2025
Novas sessões com foco na inclusão e na acessibilidade visual e auditiva estão em fase de planejamento. Serão sessões inicialmente em Brasília e São Paulo, com possibilidade de expansão para outras cidades. Instituições e parceiros interessados são essenciais para a efetividade e para a ampliação das ações inclusivas.
As contribuições dos estudantes do INES, do IBC e das demais instituições parceiras serão consideradas para aprimorar os recursos de acessibilidade. Além disso, a troca de experiências concretas auxilia o planejamento de ações e a orientação de boas práticas para o pleno acesso das pessoas com deficiência.
Com o apoio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SNDPD, a ANCINE reforça seu compromisso com uma agenda nacional para a construção de um cinema brasileiro de todos e para todos.