Notícias
EVENTOS
Parceria entre Anac e Labace leva inovação e prestação de serviços ao segmento de aviação geral e executiva
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) encerrou sua participação na 20ª Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (Labace), estreitando a relação com o público regulado e contribuindo para debates sobre inovação, segurança e digitalização no transporte aéreo.
Nos três dias de feira, o time de especialistas da Agência atendeu diversas demandas de pilotos, proprietários e operadores de aeronaves, fabricantes de peças e componentes e gestores aeroportuários. O objetivo foi o de tirar dúvidas e orientar sobre a melhor aplicação das normas da aviação civil para cada segmento, como validação de licenças de pilotos estrangeiros, registro e certificação de aeronaves.
Para o diretor técnico da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), Raul Marinho, a parceria com a Anac aprimorou a programação da feira e ajudou a estabelecer um novo padrão de relacionamento com os públicos regulados por meio de atividades como o Encontro Nacional de Segurança de Voo e o Education Sessions, que levou painéis e debates com temas de interesse para a aviação geral e executiva.
“Muitas vezes o regulado tem uma relação muito fria com a Agência e aqui ele olha nos olhos do pessoal da Anac e consegue resolver as dúvidas com pessoas reais. Isso é fundamental e melhora muito o relacionamento com o regulado, que perde o medo de falar com a Anac”, avaliou Marinho, que pretende estender a parceria para eventos regionais do segmento de aviação geral.
Painéis
A participação da Anac também incluiu apresentações no Education Sessions, um espaço da programação voltado para a discussão de temas relevantes da aviação. No último dia da Labace, 7 de agosto, a Agência participou de três painéis, cujos temas foram perspectivas do eVTOL no Brasil e o Mundo, do programa Táxi Aéreo Simples e do Diário de Bordo Eletrônico.
No primeiro, os participantes apresentaram e debateram o planejamento de infraestrutura para o eVTOL, gestão do espaço aéreo com novas tecnologias e as perspectivas de entrada de serviço deste novo e inovador modal aéreo. O gerente técnico de Normas e Inovação, Marco Aurélio Santin, destacou iniciativas como a criação do sandbox regulatório, ambiente no qual empresas poderão testar inovações no setor de forma controlada e segura, criando um ambiente de regras harmonizadas para o desenvolvimento dos eVTOLs, vertiportos e do tráfego aéreo para esse este novo modal.
Na sequência, a especialista em regulação da Anac, Melina Zaban, apresentou o Táxi Aéreo Simples. Ela fez um histórico do projeto e explicou as melhorias nos regulamentos com o objetivo de agilizar os processos de certificação e abrir, com critérios mínimos de segurança, novos mercados de transporte para este ramo do transporte aéreo.
Ao final, o superintendente de Tecnologia e Transformação Digital, Fernando Mitkiewicz, apresentou o Diário de Bordo Eletrônico (eDB), que estabeleceu as regras para o uso de sistemas informatizados para registro e guarda de informações por pilotos e operadores de aeronaves, trazendo vantagens como redução do risco de perda de dados e informações, recursos de segurança contra falsificações; acesso mais rápido a registros históricos, entre outras facilidades que possibilitam ganhos de eficiência operacional, de controle das operações aéreas.
A Labace é a maior feira da América Latina voltada para o segmento de aviação geral e executiva. Neste ano, ela foi realizada de 5 a 7 de agosto, no Campo de Marte, em São Paulo (SP), e reuniu expositores, fabricantes, operadores, e diversos profissionais da indústria aeronáutica, além da presença de entusiastas e proprietários de aeronaves.
Assessoria de Comunicação Social da Anac