Notícias
SEGURANÇA
Assédio não decola: ação nos aeroportos brasileiros quer combater o assédio
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) participou, nesta terça-feira (12), no Aeroporto Internacional de Brasília (DF), do lançamento da campanha nacional de combate ao assédio nos aeroportos brasileiros - “Assédio não decola”. A iniciativa busca sensibilizar passageiros e profissionais do setor sobre como identificar, prevenir e denunciar esse tipo de violência. O evento reuniu autoridades da Anac, dos Ministérios de Portos e Aeroportos, das Mulheres e dos Direitos Humanos, representantes de concessionárias e da sociedade civil.
Para o diretor-presidente substituto, Adriano Miranda, a ação é importante para garantir o trânsito seguro de passageiros nos aeroportos. “O setor de aviação civil é reconhecido por sua excelência técnica por investir em segurança operacional, e agora, estamos investindo em segurança humana para que brasileiros e brasileiras transitem com segurança e sem assédio nos aeroportos”, ressaltou.
A campanha tem cunho educativo e conta com a participação de diversos órgãos do Governo Federal, das concessionárias e da sociedade civil organizada. Um dos objetivos é o respeito ao direito de ir e vir das mulheres para que viagem com segurança e dignidade voltada ao setor aéreo.
O mês de agosto foi escolhido para o lançamento da campanha por simbolizar a promulgação da Lei Maria da Penha e integrar o “Agosto Lilás”, mês destinado a promover ações de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.
Assédio não decola
A campanha, iniciada em 6 de agosto, está sendo divulgada pelas operadoras de aeroportos em seus canais oficiais, com destaque para as redes sociais. A segunda fase da campanha prevê a ampliação das ações para empresas aéreas e suas associações, levando a mensagem também para o interior das aeronaves até o fim do mês de agosto.
Além da comunicação externa, a campanha inclui ações internas de sensibilização, capacitação e comunicação para profissionais da comunidade aeroportuária, utilizando canais como intranet, newsletters, boletins, TVs internas e murais digitais e físicos.
A iniciativa tem como base o Guia de Combate ao Assédio e à Importunação Sexual no Setor da Aviação Civil, distribuído entre os participantes. O material apresenta informações sobre os tipos de assédio, canais de denúncia, medidas de proteção às vítimas e boas práticas para promover respeito e dignidade. O guia também incentiva a cultura do cuidado coletivo, estimulando escuta ativa, empatia e responsabilização de todos os atores do setor.
Assessoria de Comunicação Social da Anac
Com informações do Ministério de Portos e Aeroportos