Notícias
SEGURANÇA OPERACIONAL
Alerta aos operadores aéreos: saiba quais são as três principais ocorrências na aviação geral
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou um novo Alerta de Segurança Operacional (ASO - 0003-0/2025) para conscientizar a comunidade da aviação geral. O documento traz os três principais tipos de ocorrências que concentraram o maior número de acidentes e incidentes graves no país entre os anos de 2021 e 2024.
O alerta, destinado a proprietários, operadores, pilotos e mecânicos que operam sob o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 91, detalha os perigos associados à Perda de Controle em Voo (LOC-I), Falha de Motor (SCF-PP) e Excursão de Pista (RE). O objetivo é reforçar a importância do gerenciamento da segurança operacional e recomendar uma série de ações de mitigação. Para prevenir a Perda de Controle em Voo, a Agência enfatiza a necessidade de prática, conhecimento e treinamento contínuo em manobras de recuperação de atitudes anormais e a correta realização do planejamento de voo, com atenção ao cálculo de peso e balanceamento da aeronave.
No que diz respeito à Falha de Motor, o documento adverte sobre a responsabilidade do proprietário ou operador de manter a aeronave em condição aeronavegável, cumprindo rigorosamente o programa de manutenção e as inspeções periódicas.
Já para a prevenção de Excursão de Pista, as recomendações focam no planejamento de pouso, no cálculo preciso das distâncias necessárias e na execução de aproximações estabilizadas, orientando o piloto a não hesitar, caso seja necessário realizar o procedimento de arremetida.
Números
As três categorias de risco do Alerta de Segurança Operacional foram responsáveis por 153 acidentes aéreos no período de 2021 a 2024, conforme dados do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer). A Falha ou Mau Funcionamento do Motor (SCF-PP) lidera como a causa mais frequente, com 63 ocorrências. A Excursão de Pista (RE) aparece em seguida, com 51 acidentes e 42 incidentes graves. E em terceiro lugar, porém a mais letal das três categorias, a Perda de Controle em Voo (LOC-I), com 48 acidentes, que resultaram em 76 fatalidades entre 2021 e 2024, representando o risco mais severo à vida na aviação geral brasileira.
Geograficamente, as ocorrências se concentraram em estados específicos - Mato Grosso registrou o maior número, com 25 acidentes dentro das três categorias, enquanto São Paulo apresentou o maior volume geral de eventos, somando 46 ocorrências entre acidentes e incidentes.
Iniciativa internacional
A partir de agora, a Anac passará a traduzir todos os seus Alertas de Segurança Operacional para inglês e espanhol. Os primeiros foram o ASO 0001-1/2025, sobre uso de equipamentos de internet via satélite (como o Starlink Mini), e o ASO 0002-0/2025, sobre interferências no sinal do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). A iniciativa amplia a visibilidade das orientações e garante que pilotos e tripulações estrangeiras que operam no Brasil também tenham acesso a informações essenciais para a segurança de voo.
Veja todos os Alertas na página Segurança Operacional no portal da Anac.
Assessoria de Comunicação Social da Anac