Quais os Projetos do BASeT para o biênio 2020/2021?
Na 1ª Reunião do BASeT, em 20 de maio de 2020, o Grupo definiu a priorização de 4 (quatro) Projetos específicos. Em 10 de julho de 2020, na 2ª Reunião do BASeT, o seu Secretário Executivo formalizou a constituição de 4 (quatro) Subgrupos temáticos, cujos trabalhos consistem no desenvolvimento dos seguintes Projetos, no prazo de até 12 meses:
- Promoção de campanhas destinadas aos passageiros sobre indisciplina na Aviação Civil;
- Atualização dos padrões de detecção de equipamentos de inspeção e sua aferição;
- Criação de Manual sobre Security Management System (SeMS) para operadores de aeródromo e promoção de eventos sobre o tema;
- Produção de um Manual com orientações quanto à segurança cibernética (cybersecurity) na Aviação Civil.
Saiba mais sobre os Projetos e Produtos dos Subgrupos do BASeT para o biênio 2020/2021:
- Subgrupo 1: Promoção de campanhas destinadas aos passageiros sobre indisciplina na Aviação Civil
O Projeto do Subgrupo consiste na divulgação de informações aos passageiros acerca da conduta minimamente adequada e da indisciplina na aviação civil, associadas à apresentação/demonstração do Manual de Gerenciamento do Comportamento Indisciplinado, Projeto este já desenvolvido no ano de 2019. A divulgação será feita conjuntamente pela ANAC, por meio de ações da Gerência de Segurança da Aviação Civil (GSAC) e da Assessoria de Comunicação (ASCOM), pelos Operadores Aéreos, Operadores de Aeródromos, pela Polícia Federal e por Associações. O Subgrupo é coordenado pela servidora da ANAC Diana Helena e integrado por membros da comunidade da aviação civil (clique no link para acessar). Suas reuniões estão previstas para ocorrer, sempre, na última quinta-feira do mês.
- Subgrupo 2: Atualização dos padrões de detecção de equipamentos de inspeção e sua aferição
O Projeto do Subgrupo tem por objetivo avaliar a necessidade de atualização dos padrões estabelecidos de detecção dos equipamentos responsáveis pela detecção automática de explosivos (EDS). A medida visa a trazer maior confiabilidade às inspeções por meio de tais equipamentos, bem como a elevar os níveis de segurança do Sistema AVSEC brasileiro. O Subgrupo é coordenado pelo servidor da ANAC Raphael Horta e integrado por membros da comunidade da aviação civil, como Polícia Federal, Operadores de Aeródromo, Operadores Aéreos e Associações (clique no link para acessar). Além desses, conta com a relevante participação de representantes da indústria dedicada à produção de equipamentos e ao desenvolvimento de tecnologias relacionados aos segmentos de segurança da Aviação Civil, os quais atuam na condição de Participantes Eventuais. As reuniões do Subgrupo estão previstas para ocorrer, sempre, na segunda quinta-feira de cada mês.
- Subgrupo 3: Criação de Manual sobre Security Management System (SeMS) para operadores de aeródromo e promoção de eventos sobre o tema
O Projeto do Subgrupo tem por objetivo elaborar um Manual com orientações práticas sobre a implementação de um Sistema de Gerenciamento da Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (SGSE ou SeMS, na sigla em Inglês), para aplicação pelos Operadores de Aeródromo e Operadores Aéreos. Além disso, a medida visa a amadurecer a cultura de segurança AVSEC nas Instituições e a perceber um risco menor às operações. O Subgrupo é coordenado pelo servidor da ANAC Marcos Castellani e integrado por membros da comunidade da aviação civil (clique no link para acessar). Suas reuniões estão previstas para ocorrer, sempre, na terceira quarta-feira do mês.
- Subgrupo 4: Produção de um Manual com orientações quanto à segurança cibernética (cybersecurity) na Aviação Civil
O Projeto do Subgrupo tem por objetivo produzir um Manual com orientações quanto à segurança cibernética (cybersecurity) na Aviação Civil. O Subgrupo é coordenado pelo servidor da ANAC Menotti Machado e integrado por membros da comunidade da aviação civil (clique no link para acessar). Suas reuniões estão previstas para ocorrer, sempre, nas primeiras quartas-feiras do mês.