No Country Left Behind
O programa da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) designado “No Country Left Behind – NCLB” (traduzido literalmente em “Nenhum País Deixado para Trás”) representa um esforço da OACI em aproximar os países mais desenvolvidos em aviação civil com aqueles que enfrentarão os maiores desafios decorrentes da modernização de sistemas, processos e normas do setor para os próximos anos.
Essa iniciativa é fundamental na busca pela redução das assimetrias entre os sistemas de aviação civil pelo mundo, especialmente quanto ao nível de implementação das normas e práticas recomendadas da OACI e quanto ao acesso à infraestrutura adequada ao desenvolvimento seguro, economicamente sustentável e responsável, bem quanto ao impacto ambiental das atividades típicas do transporte aéreo.
O Brasil, com seu histórico de liderança na aviação civil, desempenha um papel relevante nessa plataforma. Ocupando o Grupo I do Conselho da OACI desde sua fundação e figurando entre os países com maior segurança operacional no mundo, o Brasil é visto pela Organização como um parceiro essencial para a harmonização e cooperação no setor. A ANAC, com seus trabalhos reconhecidos internacionalmente, contribui ativamente para a integração regional na América Latina e para o desenvolvimento da aviação civil Comunidade de Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (CAACL).
Para saber mais sobre o programa, acesse a página No Country Left Behind da ICAO, disponível em inglês e espanhol, além dos demais idiomas oficiais da Organização.