Notícias
INSTITUCIONAL
Programa da Escola da AGU apresenta Advocacia Pública para estudantes
O diretor-geral da ESAGU, João Carlos Souto, falou sobre papel institucional da AGU - Foto: Vilder da Conceição Silva
Em um esforço contínuo de aproximação com a sociedade, o programa “Escola da AGU vai à Escola” realizou, nesta quarta-feira (22/10), uma visita ao Centro de Ensino Médio (CEM) 05 de Taguatinga, no Distrito Federal. O objetivo do programa é desmistificar a atuação da Advocacia-Geral da União, apresentando a instituição como uma defensora estratégica dos interesses do Estado e dos cidadãos. A iniciativa, promovida pela Escola Superior da Advocacia-Geral da União (ESAGU), reuniu membros da Advocacia Pública Federal, professores e estudantes do Ensino Médio em um diálogo sobre cidadania, democracia e o papel da AGU.
A palestra inaugural foi conduzida pelo diretor-geral da ESAGU, João Carlos Souto, idealizador do programa, que apresentou de forma didática e acessível o papel institucional da AGU e as carreiras que a compõem. Segundo ele, a instituição tem uma atuação jurídica abrangente, que vai muito além da defesa do Tesouro Nacional. “Nossa atuação abrange a proteção do patrimônio público em sua totalidade — do subsolo, onde estão nossos minerais e recursos naturais, até o espaço, com a proteção jurídica dos satélites que garantem a comunicação do País”, destacou.
Souto também explicou a estrutura da instituição, composta pelas quatro carreiras jurídicas federais — advogados da União, procuradores federais, procuradores da Fazenda Nacional e procuradores do Banco Central — além do corpo administrativo que apoia suas atividades.
Em seguida, o procurador da Fazenda Nacional Allan Titonelli complementou a exposição, ressaltando o papel da AGU como guardião da legalidade e da Constituição, e enfatizando que a segurança jurídica é o alicerce do desenvolvimento social e econômico.
Cidadania em ação
Durante a visita foi apresentada a publicação "Cidadania em Ação" pelo jornalista da AGU e autor do texto, Luiz Fernando de Oliveira. A obra utiliza a literatura infantojuvenil em formato de história em quadrinhos para dialogar com os estudantes, traduzindo temas complexos em uma linguagem leve e inspiradora. “Por meio de uma história de ficção, mostramos como a AGU atua, na prática, na defesa do meio ambiente e do bem comum, incentivando os jovens a buscar informações de qualidade e a se tornarem Agentes de Cidadania”, explicou o jornalista.
O professor de Filosofia Rodrigo Coelho de Bragança destacou a importância da iniciativa. “É fundamental que os alunos tenham contato com instituições públicas que integram a União, para compreenderem o papel de cada uma. Quando entendem como a AGU atua na defesa dos interesses da sociedade e da União, eles também aprendem a recorrer a ela para garantir seus direitos”, afirmou.
Já a professora de História Giulia Bianca Bacarin Fay de Sousa ressaltou como o programa reforça o conteúdo trabalhado em sala de aula. “Os alunos têm estudado temas como direitos humanos e cidadania”, disse. “Conhecer de perto o funcionamento da AGU ajuda a esclarecer dúvidas sobre a estrutura dos Três Poderes e as diferenças entre as esferas federal, estadual, distrital e municipal. Essa palestra contribuiu muito para isso.”
Ao final da visita, professores e alunos receberam materiais informativos e exemplares da publicação Cidadania em Ação, para que o debate se estenda além da atividade.
Agendamento de visitas
A Escola Superior da AGU convida outras instituições de ensino a participarem do programa. A ideia é proporcionar aos estudantes uma imersão na rotina da Advocacia Pública Federal.
Podem ser solicitadas visitas de membros da AGU às escolas, ou ainda visitas escolares às instalações da instituição, em Brasília e nas sedes regionais.
O agendamento pode ser feito pelos canais oficiais de comunicação da ESAGU.
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU