Notícias
Institucional
ES ganha nova sede da AGU; procurador-chefe da União no estado é empossado
Imagem: Ascom/AGU
O Espirito Santo ganhou uma nova sede da Consultoria Jurídica da União e da Procuradoria da União no Estado em Vitória, capital da unidade da federação. Nesta terça-feira (30), o advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal, inaugurou o espaço e empossou o novo procurador-chefe da União, Diego Carvalho Marins.
Durante a solenidade, Bruno Bianco Leal aconselhou o novo procurador-chefe: “A Advocacia-Geral da União é uma instituição muito jovem, mas, nesse pouco espaço de tempo, tem mostrado sua relevância. (...) hoje, não há uma política pública no Brasil que não passe pelas mãos de um advogado público. Se entregue, faça com o coração! Entregue ética, probidade, moralidade e faça com que todos os seus dias enquanto chefe valham a pena nesta instituição, que é uma instituição do nosso coração”, frisou.
Já empossado, o novo procurador-chefe da União no Espírito Santo assumiu o compromisso de respeito e lealdade com membros e servidores e prometeu dedicação para o alcance das metas institucionais e para a defesa judicial da União. “O meu compromisso incondicional sempre será com o trabalho duro, com a democracia, com os ideais republicanos e com o fortalecimento, cada vez maior, de uma advocacia de Estado. Esperem de mim alguém que se esforça para fazer o melhor sempre (...) e alguém que não anda por atalhos, mas pelas vias necessárias e adequadas, ainda que isso signifique ter que andar algumas milhas a mais”, enfatizou.
O novo procurador-chefe da União no Espírito Santo, Diego Carvalho Marins; o advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal; e o procurador-geral da União, Vinicius Torquetti
Também esteve presente na solenidade o ex-procurador-chefe da União no ES, Armando Miranda Filho, cujo mandato se encerrou após quase seis anos à frente da PU, sob elogios e agradecimentos das autoridades presentes. “Assumi em dezembro de 2015 e saio hoje. Faço um balanço muito positivo desse período. Meu maior legado é este: deixamos um ambiente de trabalho harmonioso, com uma equipe estruturada, formada, coesa e tecnicamente muito boa. Conseguimos repor as aposentadorias com requisições. Foram seis anos de longos desafios, mas desafios gratificantes. Saio com a sensação de dever e missão cumprida”, destacou.
O novo procurador-chefe, Diego Carvalho Marins, é advogado da União e já exerceu a função de procurador-chefe substituto na Procuradoria da União no Estado do Amazonas. Atualmente cursa o Master of laws em Infraestrutura e Regulação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A posse ocorreu na Capitania dos Portos do Espírito Santo e contou com a presença do capitão dos Portos, Washington Luiz de Paula Santos.
Nova sede
Mais cedo, o advogado-geral participou da inauguração da nova sede da Procuradoria da União (PU) e da Consultoria Jurídica da União (CJU) no Espírito Santo, no centro de Vitória.
Com instalações modernas e bem estruturadas, o prédio – de propriedade do Ministério da Economia – já abrigava outros órgãos da Administração Pública Federal, como a Secretaria de Patrimônio da União, o Ministério do Trabalho e Previdência, a Fundacentro, a Abin, a Receita Federal, o Serpro e parte da Procuradoria da Fazenda Nacional no Estado, além do próprio ministério. A reunião decorre de projeto do governo federal, denominado “UNIFICA”, cujo objetivo, entre outros pontos, é otimizar a utilização de espaços físicos pela Administração Pública.
A secretária de Gestão Corporativa do Ministério da Economia, Danielle Calazans, comentou as vantagens da nova sede compartilhada. “Considerando que nós tínhamos muitos órgãos que tinham sedes próprias e outras no aluguel, trabalhamos para que esses órgãos viessem para um único local e pudéssemos unificar e racionalizar a ocupação desses espaços. Aqui no Espírito Santo, temos mais de cinco órgãos diferentes que ocupam nosso espaço de forma racional e padronizada. Com isso, a gente conseguiu reduzir os espaços que eram ocupados anteriormente, racionalizar e melhorar a ocupação”, detalhou. De acordo com Calazans, a experiência piloto será expandida para todo o país, devendo ser inaugurado, até o fim deste ano, o segundo coworking, em Brasília, no bloco C da Esplanada dos Ministérios. A previsão é que um total de sete unidades nesse formato estejam em funcionamento até o segundo semestre de 2022.
Também esteve presente na cerimônia a Secretária-Geral de Administração, Iêda Cagni, que afirmou que a AGU planeja dar continuidade à parceria com o Ministério da Economia, a fim de racionalizar espaços em todo o país. “Compartilhando espaços com outros órgãos, a gente pode racionalizar os custos e reverter esses gastos com aluguéis e com estrutura em benefício da própria instituição, além do que a proximidade com outros colegas e com outros órgãos da própria AGU traz uma cultura de maior acolhimento, de maior envolvimento e de maior pertencimento com a própria instituição”, ressaltou.
Segundo a superintendente regional de Administração no Rio de Janeiro, Margarette Brittes Barboza, a transferência das sedes da PU e da CJU representa uma economia anual de aproximadamente R$ 1,2 milhão, haja vista que as sedes anteriores eram alugadas. A transferência da sede da Procuradoria Federal no ES para o mesmo prédio também já está sendo avaliada.
Participaram da solenidade o procurador-geral da União, Vinicius Torquetti Domingos Rocha, o ex-procurador-chefe da União no Espírito Santo, Armando Miranda Filho, o consultor jurídico da União no ES, Rodrigo Figueiredo Paiva, e a secretária de Gestão Corporativa do Ministério da Economia, Danielle Calazans.
Co-working
A nova sede da PU e da CJU no Espírito Santo conta com o primeiro espaço de coworking da Administração Pública Federal no Brasil. Trata-se de espaço moderno, ambientado de forma acolhedora, pensado para ser utilizado por servidores e membros que estejam inseridos no programa de gestão (em teletrabalho), para que realizem pequenas reuniões, encontros e, eventualmente, algumas atividades presenciais.
TPL, com informações de DG