Notícias
Mês das Mulheres
Mulheres que Inspiram as Mulheres da AGU: Secretária-Geral de Administração faz homenagem à avó e incentiva participação na campanha “Todos por Elas”
A quinta e última reportagem da série “Mulheres que Inspiram as Mulheres da AGU” traz um depoimento comovente e com exemplos de vida de uma matriarca da família de Iêda Aparecida de Moura Cagni, Secretária-Geral de Administração da Advocacia-Geral da União (AGU).
Iêda Cagni relata porque escolheu a avó, Tereza Caetano, para homenagear, e convida todos a continuarem participando das atividades do Mês da Mulher, em especial a campanha “Todos por Elas”, com o objetivo de arrecadar produtos de higiene e beleza para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Grande heroína
“Ao longo da minha vida, eu tive, tenho e certamente vou continuar a ter mulheres fortes, guerreiras, à frente do seu tempo, que me inspiraram e continuam me inspirando. Tenho muita admiração por grandes mulheres. Tem uma que é impossível eu não destacar que é a minha avó e madrinha Tereza. É impossível falar dela sem sentir os olhos cheios de lágrimas e a emoção que me aflora porque ela é o meu exemplo de força, de luta, de mulher”, afirma Cagni.
“Ela se casou aos 14 anos, tendo conhecido o marido no dia do casamento. Após conviver com ele, ficou viúva aos 24 anos, com três filhos pequenos e grávida do quarto. Ela nunca mais se casou, criando sozinha os quatro filhos, apesar de vários pedidos de casamento e situações de assédio - que ela sempre compartilhava conosco, dizendo que o mais importante para ela era cuidar dos filhos. Ela tinha muito medo que alguém a separasse deles. O filho mais novo da minha avó foi assassinado aos 18 anos. Mas ela continuou seguindo a vida.”
“Quando a minha mãe se casou, aos 16 anos, teve depressão e ficou internada por dez anos. Então, durante os dez primeiros anos da minha vida, a minha avó acabou cuidando de mim e dos meus irmãos também. Mesmo depois que a minha mãe se curou, a gente continuou morando com a nossa avó”.
A chefe da SGA conta que Tereza Caetano, analfabeta, era muito inteligente e sempre foi referência para as pessoas mais próximas da família e também para as que conviviam com ela. Ela faleceu em 2006, aos 70 anos. Segundo Iêda Cagni, a avó foi a “maior heroína” que conheceu.
“Mesmo diante de tantas adversidades, ela sempre nos ensinava a olhar para a frente. Ela dizia que, por mais que as lutas viessem, a gente tinha que saber lidar com elas com doçura e tentar entender os desígnios de Deus. Tendo sofrido tudo que sofreu, ela nunca se lamentou. Sempre agradeceu a Deus pelo que Ele tinha proporcionado a ela e sempre buscava olhar o lado positivo da vida. Então, era impossível não admirá-la. Mesmo quando éramos mais jovens, às vezes um pouco rebeldes, a gente ouvia os conselhos dela e sentia que a sabedoria que ela exalava nós não encontraríamos em nenhum outro lugar”.
Antes de concluir o depoimento, a Procuradora da Fazenda Nacional destaca também outras mulheres inspiradoras, como a mãe, a tia, as irmãs, sobrinhas, cunhadas, enteadas, a sogra, as amigas e colegas de trabalho. Pessoas que, segundo ela, sempre estiveram presentes em sua vida para agregar, sendo mulheres, profissionais e seres humanos maravilhosos.
“Todos os dias a minha avó continua viva, tanto no meu coração quanto na minha mente. Não tem um dia que eu não pense nela, não sinta saudades e sinta ela perto de mim. Nesse mês da mulher, eu presto minha homenagem a todas as mulheres que conheço, porque todas são guerreiras, fortes e me inspiram. E em nome da minha avó eu parabenizo a todas elas!”, conclui.
Todos por Elas
Durante o mês de março, a Advocacia-Geral da União promove uma série de eventos para marcar o Mês da Mulher. A programação envolve a realização de palestras, lives e painéis. Segundo Iêda Cagni, “os temas, palestrantes e mediadores foram escolhidos com muito carinho e cuidado. Procuramos selecionar assuntos atuais, que vão despertar o interesse de todos”.
Uma das principais ações da AGU é a campanha solidária “Todos por Elas”, iniciativa inédita que tem o objetivo de arrecadar produtos de higiene e beleza para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A campanha conta com a parceria do Pátria Voluntária, o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado do governo federal. Os produtos arrecadados irão compor kits que serão distribuídos à instituições que fazem o acolhimento dessas mulheres. As doações podem ser feitas exclusivamente por meio do site do Pátria Voluntária.
Na próxima segunda-feira (15), no painel sobre Lideranças Empreendedoras, participarão Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil; Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels; e Mary Elbe Queiroz, Advogada, Professora e Pós-Doutora em Direito. O evento será transmitido online pelo Canal da AGU no YouTube e por meio da plataforma AGU Gestão. Na semana seguinte, o tema da palestra será “Crimes contra mulher”.
P.V.