Notícias

Institucional

Membros da AGU são agraciados com a Medalha Mérito Santos-Dumont

Condecoração homenageia personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado destacados serviços à Força Aérea Brasileira
Publicado em 20/07/2021 14h50 Atualizado em 20/07/2021 15h31

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Consultor-Geral da União, Arthur Cerqueira Valério. Fotos: Daniel Estevão/AscomAGU

Membros da Advocacia-Geral da União (AGU) foram homenageados, na manhã desta terça-feira (20), com a Medalha Mérito Santos-Dumont pelos destacados serviços prestados à Aeronáutica brasileira. A cerimônia de imposição das medalhas aconteceu na base área de Brasília e marca o Aniversário de Nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, o Pai Aviação e patrono da Força Área Brasileira.

Foram agraciados na solenidade o Consultor-Geral da União Arthur Cerqueira Valério, o Chefe de Gabinete do Advogado-Geral da União Rodrigo Sorrenti Hauer Vieira; o Advogado da União Lúcio Alves Ângelo Júnior, o Consultor Jurídico da União no estado do Rio Grande do Sul Rodrigo Leal Rospa; a Consultora Jurídica da União no estado de Goiás Polyana Rodrigues de Almeida Lima; o Consultor Jurídico da União no estado de São Paulo Cássio Cavalcante Andrade; a Advogada da União Fernanda Pereira; o Procurador-Chefe da União no Paraná, Frederico Wagner Melgaço Reis;

O Presidente da República e o Chefe de Gabinete do Advogado-Geral da União Rodrigo Hauer     

    

“Uma honra receber uma condecoração com o nome de um brasileiro reconhecido internacionalmente e símbolo do protagonismo do nosso povo. Importante destacar que a medalha é um reconhecimento ao trabalho de toda a AGU, em especial da Consultoria-Geral da União, que atua com excelência na representação extrajudicial e na consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo e de suas autoridades”, afirmou o Consultor-Geral da União Arthur Cerqueira. “ Ratifica-se, assim, a parceria histórica do consultivo com a Força Aérea Brasileira e todos os demais gestores públicos”, concluiu.

A condecoração foi criada para homenagear personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado destacados serviços à Força Aérea Brasileira (FAB) ou em reconhecimento de suas qualidades e valor em relação à Aeronáutica.

     

Ao todo, foram agraciadas 159 personalidades. “Nesta data, registro as minhas congratulações a todos homenageados pela imposição dessa importante distinção. Sintam-se honrados por receberem essa comenda, pois ela representa o mais puro exemplo do pioneirismo e do idealismo de Santos-Dumont, alicerçados na capacidade do povo brasileiro de transformar sonhos em realidades”, afirmou o comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da República Jair Messias Bolsonaro e o vice-presidente da República Hamilton Mourão, o ministro da Defesa Walter Souza Braga Netto; autoridades e representantes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

TG