Labori Noticia
INOVAÇAO
Guia de sandbox da AGU é finalista no prêmio Conexão Inova
O Laboratório de Inovação da AGU (Labori) é finalista do 5º Prêmio Conexão Inova, que reconhece as iniciativas mais inovadoras na gestão pública. O Labori concorre com o Guia Referencial Sandbox Regulatório, desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Competetividade e Política Regulatória, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O guia concorre na categoria Regulação/Projetos.
O público poderá participar do prêmio na categoria voto popular. Para dar seu voto, até o dia 21 de fevereiro, no Guia do Labori, clique aqui. Os vencedores serão anunciados durante a 3ª edição do Convergência, evento que ocorrerá em Belo Horizonte entre os dias de 2 a 4 de junho.
Segundo o coordenador do Labori, Bruno Portela, dentro da sua agenda de segurança jurídica, a AGU busca fortalecer o fomento à inovação no país. "Incentivamos a utilização de instrumentos de modernização da relação do Estado com o setor privado, numa jornada de implementação do sandbox regulatório por órgãos reguladores com segurança jurídica,” salientou.
Praticidade
O Guia Referencial de Sandbox Regulatório traz clareza e segurança jurídica para se testar inovações de produtos, serviços e modelos de negócios em diferentes setores da economia com regras diferenciadas, em um espaço controlado, por um determinado tempo. Dessa forma, o guia busca potencializar a inovação, atrair investimentos externos e desenvolver a cultura da inovação em regulação.
Iniciativa da Rede Conexão Inovação Pública, o prêmio está em sua 5ª edição e conta com 20 categorias diferentes. As modalidades vão desde regulação, serviços públicos e comunicação pública até inteligência artificial e transformação digital.
Sobre o Labori
O Labori é uma iniciativa inovadora, criada em 2023, que busca criar a rede nacional de laboratórios de inovação da advocacia pública brasileira. O objetivo é integrar os advogados públicos em todo o Brasil e montar uma rede de cooperação entre eles.
A adoção de tecnologias inovadoras, por meio do uso de inteligência artificial e sistemas de informação, permite um melhor acompanhamento das demandas e da tramitação dos processos. Além disso, traz benefícios diretos para toda a sociedade com soluções jurídicas inovadoras para as políticas públicas brasileiras.
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU