Labori - Caravanas de Inovação
Ciência e Tecnologia
Advocacia pública de Mato Grosso do Sul recebe as Caravanas de Inovação
- Foto: Divulgação PGE-MS
O complexo Bioparque Pantanal, em Campo Grande, foi palco para a abertura da etapa presencial das Caravanas de Inovação em Mato Grosso do Sul, projeto da Advocacia-Geral da União (AGU) que, por intermédio do seu Laboratório de Inovação (Labori), percorre o país para fomentar a transformação digital e a cultura de inovação na advocacia pública.
O evento marcou a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a União, o Estado de Mato Grosso do Sul e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado, que formaliza a integração das procuradorias sul-mato-grossenses a uma rede de pesquisa e inovação jurídica da advocacia pública que as Caravanas estão criando.
Mato Grosso do Sul é a terceira unidade da Federação a receber o projeto, que já passou pelo Ceará e Paraná e que, até o fim do ano, deve percorrer outros três Estados. A ideia é que, até 2026, o projeto visite dez capitais.
Segundo o coordenador do Labori, Bruno Portela, a chegada do projeto a Mato Grosso do Sul é mais um passo para a formação do maior projeto de inovação aberta do Brasil, um trabalho que exige mobilização e cooperação para garantir que a advocacia pública esteja preparada para os desafios de um mundo cada vez mais digital.
“Integração, capacitação, uso de ferramentas com Inteligência Artificial (IA) e jurimetria dialogam diretamente com a visão que temos para o futuro da gestão pública, com mais eficiência, transparência e cidadania”, diz Bruno.
A procuradora-geral do estado, Ana Carolina Ali Garcia, destacou que as Caravanas de Inovação chegam no momento certo para promover uma transformação na advocacia pública de Mato Grosso do Sul, uma vez que o estado é reconhecido por possuir uma das leis de inovação mais avançadas do Brasil e a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE-MS) já possuir seu próprio laboratório de inovação, o LAB.
“Quando me deparei com a possibilidade de integração entre o nosso laboratório e o Labori, e ainda compartilhar experiências com outras instituições do sistema jurídico, da Justiça e procuradorias municipais, tive a certeza de que podemos avançar de forma estratégica para entregar um trabalho ainda melhor para a sociedade”, diz Ana Carolina.
O Evento
As Caravanas em Mato Grosso do Sul começaram em agosto, com oficinas virtuais, e chegam à sua etapa presencial nesta semana. Nos próximos dias, os cerca de 100 representantes das procuradorias do Estado vão acompanhar palestras e workshops com agentes do meio jurídico e acadêmico.
A expectativa é que até amanhã (05/09) os participantes sejam orientados e capacitados a formular propostas e identificar desafios em suas áreas de atuação, tudo em uma dinâmica de cooperação e interação que resultará em projetos inovadores que serão compartilhados em uma plataforma das Caravanas de Inovação.