Notícias

Oportunidade

7,4 mil candidatos se inscrevem para estágio de pós-graduação da AGU

Aprovados desempenharão atividades diversas relacionadas diretamente à atuação finalística da instituição
Publicado em 23/11/2021 17h05

Mais de 7,4 mil candidatos se inscreveram para uma das 193 vagas ofertadas no Programa de Estágio de Pós-Graduação da Advocacia-Geral da União (AGU).

Para o diretor da Escola da Advocacia-Geral da União (EAGU), Danilo Barbosa de Sant’Anna, os números refletem o sucesso da iniciativa. “Considerando que são 193 vagas, nós temos uma concorrência global de cerca de 40 pessoas por vaga. Nós ficamos muito felizes, porque revela que a comunidade jurídica compreendeu todo o esforço que a Escola fez para lançar um programa que fosse atrativo para todos”, comentou.

Os interessados já passaram por provas online contendo questões objetivas de caráter eliminatório e classificatório. Os aprovados nessa primeira fase serão divulgados pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), na data provável de 15/12/2021, e posteriormente passarão por análise curricular.

Conforme previsto em edital, passam à etapa de exame das experiências acadêmico-profissionais os 300 primeiros classificados na prova objetiva, entre os interessados em cursar também a especialização a distância em “Funções Institucionais da Advocacia-Geral da União”, além dos 86 com as melhores notas entre aqueles que já se encontram matriculados em programas de pós-graduação de instituições conveniadas com o CIEE. Todos deverão apresentar a documentação comprobatória dos títulos e experiências profissionais declaradas entre os dias 16 e 17/12/2021.

Preparação sólida

Os estagiários selecionados terão carga-horária de 30 (trinta) horas, cumpridas e supervisionadas na modalidade a distância, e desempenharão atividades diversas, relacionadas diretamente à atuação finalística da AGU. Para o diretor da EAGU, Danilo Barbosa de Sant’Anna, o programa só tende a contribuir com a formação e preparação dos aprovados.

“O programa representa o acolhimento de quem planeja fazer parte da Advocacia-Geral da União e de quem deseja conhecer mais de perto a atividade finalística da AGU, oferecendo experiências profissionais práticas e também uma formação acadêmica. A AGU espera um público comprometido com a atividade de estágio, que tenha interesse em aprender e em conhecer as atividades da AGU e que planeje – por que não? –, fazer parte, um dia, como membro de uma das carreiras jurídicas”, diz.

Entre as demais vantagens do programa, será ofertada bolsa-estágio no valor de R$ 1.665,22 (mil, seiscentos e sessenta e cinco reais e vinte e dois centavos) e, nos concursos para as carreiras da AGU, a participação será contabilizada como pontuação adicional nas provas de título, aproveitando-se também como tempo de prática jurídica.

Serviço           

Inscritos

7.416

Vagas

193

1ª etapa

Provas objetivas, eliminatórias e classificatórias

2ª etapa

Análise curricular, com os aprovados na 1ª fase (conforme item 6.1 do edital)

Acompanhamento

Site do CIEE: www.ciee.org.br

Data prevista para divulgação dos aprovados na 1ª fase

15/12/2021

Data para comprovação das experiências acadêmico-profissionais

16 e 17/12/2021

 

TPL