Notícias
IGs
Lançamento de selo dá impulso à uva com indicação geográfica de Jundiaí
Foi lançado na noite desta quinta (15) o selo de Indicação Geográfica da Uva Niagara Rosada de Jundiahy. A cerimônia aconteceu durante a abertura da 41ª Festa da Uva, em Jundiaí, com a presença do superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo (Mapa), Estanislau Steck, e do auditor fiscal agropecuário, Francisco José Mitidieri, referência em indicação geográfica do Mapa no Estado.
O reconhecimento da IG ocorreu em 2023, mas há alguns meses o Mapa vem articulando a formação do Conselho Regulador da IG, colegiado que, na prática, faz o processo acontecer.
O lançamento do selo é um exemplo. Hoje em dia é possível encontrar a famosa uva de Jundiaí em supermercados e pontos de venda. Mas a identificação do produto com o selo da IG da uva de Jundiahy e embalagens diferenciadas ainda está sendo definida e providenciada pelo conselho. E sim, Jundiahy com “hy” evidencia o território dos cinco municípios que faziam parte da região original onde a uva é produzida.
Uma das propostas discutidas pelos integrantes é a comercialização por meio de um canal exclusivo de vendas. A vantagem é a garantia de que o consumidor estará recebendo o produto que tem o reconhecimento histórico do território, ligado à imigração italiana.
A indicação geográfica é um diferencial que valoriza características que tornam o produto único. Ela é atribuída a produtos ou serviços e, em geral, vinculada a um território e a um modo de fazer. São Paulo tem 12 IGs reconhecidas, a maioria (9) voltada ao agro.
De acordo com Mitidieri, a expectativa é que a partir de agora, a valorização da uva se torne uma realidade com as ações definidas pelo conselho. Contribui para o trabalho a consultora de inovação do Mapa em São Paulo, Jane Malaguti, que vem acompanhando as reuniões do colegiado.
O trabalho de apoio a estruturação do conselho regulador desenvolvido com a IG da uva deve ser replicado em outras IGs paulistas que ainda não conseguiram se organizar o suficiente para usufruir dos benefícios da IG e oferecer à sociedade os produtos com o reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br