Notícias
CAPACITAÇÃO
SFA de Santa Catarina participa do V Simpósio da Mandioca em São Paulo
A Superintendência de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (SFA-SC) participou do V Simpósio da Mandioca realizado durante a 18ª edição da Coopershow, em Cândido Mota, São Paulo. O evento, ocorrido nos dias 28 a 31 de janeiro, é considerado um dos maiores encontros do agronegócio paulista, e reuniu expositores de diversos segmentos do setor, abordando temas fundamentais para a cadeia produtiva da mandioca, com foco nas mudanças climáticas e a sustentabilidade.
Com a participação de renomados palestrantes internacionais, o Simpósio proporcionou um espaço para discutir os avanços do melhoramento genético da mandioca, com destaque para as cultivares¹ desenvolvidas pelas instituições públicas, como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Durante o debate que seguiu as apresentações, o engenheiro agrônomo da Divisão de Desenvolvimento Rural SFA-SC, Marco Rangel, enfatizou a importância das cultivares desenvolvidas pelas instituições públicas, que dominam os plantios nos estados do Centro-Sul, e seu papel crucial no desenvolvimento das cadeias produtivas de alimentos essenciais para a sociedade.
O debate também foi marcado pela discussão sobre os sistemas de produção conservacionistas, como o plantio direto, que têm se mostrado cada vez mais relevantes diante das instabilidades climáticas. O tema, que já havia sido levantado no evento do ano anterior, ganhou ainda mais força devido ao grande interesse do público.
“Foi uma oportunidade muito importante. Muitos agricultores e profissionais da assistência técnica, especialmente aqueles que já haviam adotado esses sistemas em suas propriedades, compartilharam suas experiências e reforçaram a necessidade de práticas mais sustentáveis e resilientes”, destacou Rangel.
A participação do Ministério da Agricultura e Pecuária não só contribuiu para o avanço das discussões técnicas sobre a mandioca, mas também destacou o compromisso do órgão com o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e a sustentabilidade das cadeias produtivas, especialmente em um cenário de mudanças climáticas extremas. O evento reforçou a relevância de uma abordagem integrada, que alia inovação tecnológica à preservação ambiental, com foco na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br