Notícias
INOVAÇÃO
Parceria internacional fortalece inovação e empreendedorismo no agro catarinense
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deu um passo importante rumo à modernização do agronegócio brasileiro ao firmar uma parceria com a Fundação Wadhwani, organização internacional sem fins lucrativos dedicada à geração de empregos e ao desenvolvimento de competências profissionais.
Em Santa Catarina, a iniciativa é coordenada pela Divisão de Desenvolvimento Rural (DDR-SC), da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária (SFA-SC), com atuação da consultora em Inovação Agropecuária Rafaella G. Corrêa (MAPA-CNPq-INCT Bioinsumos Inovadores).
Com duração de cinco anos, o acordo prevê a implementação dos programas Wadhwani Skill Network (WSN) e Wadhwani Entrepreneurship Network (WEN), voltados à capacitação técnica e à promoção do empreendedorismo no setor agropecuário. As formações são totalmente gratuitas e realizadas por meio de uma plataforma digital que oferece trilhas formativas, acesso a mentores, ferramentas baseadas em inteligência artificial e conteúdos práticos voltados ao desenvolvimento de competências empreendedoras.
A expectativa é beneficiar 200 agtechs e 300 estudantes de pós-graduação em ciências agrárias, fortalecendo o ecossistema de inovação do campo. A iniciativa está alinhada ao programa Mapa Conecta, que estimula a integração de tecnologias e o desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio brasileiro.
Em Santa Catarina, o projeto reforça o protagonismo do estado no cenário da inovação rural, ampliando as oportunidades de capacitação e empreendedorismo em todos os territórios rurais e contribuindo para o fortalecimento da agricultura regional.
Presente em mais de 15 países, a Fundação Wadhwani foi criada pelo empresário e filantropo Romesh Wadhwani, com a missão de impulsionar o crescimento econômico por meio da educação e da inovação. No Brasil, a colaboração com o Mapa amplia o alcance das metodologias da instituição, especialmente voltadas a públicos ligados ao agronegócio e à agricultura familiar.
Universidades, associações, cooperativas e incubadoras interessadas em ofertar os cursos e se tornarem Entidades Executoras Locais (EEL) podem receber o apoio de um mentor da Fundação ou capacitação específica para aplicar os programas em suas regiões.
A iniciativa consolida mais um avanço na construção de um agronegócio catarinense e nacional mais preparado, inovador e competitivo, com foco no desenvolvimento de talentos, na geração de negócios sustentáveis e em soluções conectadas aos desafios do século XXI.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br