Notícias
EVENTO
Mapa reforça compromisso com sustentabilidade em evento sobre mudanças climáticas no Cerrado
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reafirmou seu compromisso com práticas agropecuárias sustentáveis durante o evento Jornada Pelo Clima, promovido pela Embrapa no dia 26 de maio, no Cenárium Rural, em Cuiabá (MT). A ação faz parte da mobilização científica rumo à COP30, que será realizada no mês de novembro, em Belém (PA).
Representando o Governo Federal, o superintendente de Agricultura e Pecuária em Mato Grosso, Leny Rosa Filho, defendeu o papel estratégico da ciência e criticou a crescente politização das pautas ambientais. “Todas as práticas fomentadas pelo Mapa são construídas com base no conhecimento técnico e no respeito ao meio ambiente. É inadmissível aprovar legislações que desconsiderem a ciência”, afirmou. Como exemplo, citou a nova norma aprovada em Mato Grosso que autoriza o uso de agrotóxicos sem distanciamento das nascentes, medida que, segundo ele, contraria princípios básicos da segurança ambiental.
Durante o debate, o superintendente também alertou sobre a necessidade de conscientizar a nova geração sobre os impactos das mudanças climáticas. “É fundamental que os jovens entendam a importância da agricultura aliada à preservação do meio ambiente. Esse equilíbrio é o que garante um futuro seguro para todos”, destacou.
Ainda, apresentou ações recentes do Mapa voltadas à sustentabilidade no campo, como o Programa Solo Vivo, lançado no dia 24 de maio Campo Verde, com a presença do presidente Lula e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. A iniciativa visa recuperar áreas degradadas em propriedades de agricultura familiar, promovendo inclusão produtiva com base em práticas regenerativas. Leny também mencionou a implantação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Embrapa na Baixada Cuiabana e a modernização da rede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) como avanços importantes para o monitoramento e enfrentamento de eventos climáticos extremos.
A mesa-redonda contou com a participação da professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sibelly Barreira, do coordenador-adjunto de Transição Energética da Aneel, Henrique Paiva e do consultor do Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC), Giovane Michelon. A mediação foi feita pelo pesquisador e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados (DF), Eduardo Alano.
A Jornada Pelo Clima integra uma série de eventos realizados nos biomas brasileiros com o objetivo de consolidar propostas técnicas e científicas para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), reunindo lideranças nacionais e internacionais em torno de soluções para o clima.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br