Notícias
Mapa e parceiros promovem o 2º Congresso Capixaba de Fitossanidade em Vitória-ES
Teve início na última quarta-feira (21), na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória (ES), a 2ª edição do Congresso Capixaba de Fitossanidade. O evento, que se estende até sexta-feira (23), tem como foco o debate sobre avanços científicos e tecnológicos voltados à proteção de cultivos agrícolas.
Reunindo acadêmicos, pesquisadores, técnicos, produtores rurais e outros profissionais do setor, o congresso busca promover a disseminação de pesquisas, estimular a geração de negócios e fomentar o intercâmbio de soluções que contribuam para o fortalecimento da fitossanidade no Espírito Santo e em todo o Brasil. A programação inclui exposições científicas, palestras e painéis com alguns dos principais especialistas e pesquisadores em fitopatologia do país.
Durante a cerimônia de abertura, o superintendente de Agricultura e Pecuária substituto, Flávio Marquini, destacou o papel estratégico do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na fiscalização e inspeção fitossanitária. Segundo ele, esse trabalho é essencial para garantir a sanidade dos produtos agrícolas que entram e saem do país, prevenindo a disseminação de pragas.
“No Ministério, seguimos uma série de protocolos e mantemos acordos com diversos países para importação e exportação de produtos, o que nos permite adotar medidas rigorosas no controle fitossanitário”, disse. Marquini citou exemplos como o programa de exportação de mamão para os EUA e os tratamentos quarentenários e sistemas de mitigação de riscos aplicados na importação de frutas da Argentina, como maçãs, peras e marmelos.
O Mapa também esteve presente no Congresso com palestras dos auditores fiscais federais agropecuários Sandra Martins, que abordou a biossegurança agrícola; e Ricardo Hilman (DSV/Mapa), que tratou das ações preventivas e de controle de pragas quarentenárias. Participaram ainda o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da SFA-ES, Eduardo Farina, o chefe do Serviço de Fiscalização, Inspeção e Sanidade Vegetal da SFA-ES, Marcelo Sobreira, e o engenheiro agrônomo Vilmar Gonzaga, integrante do Comitê Organizador do evento.
Realizado pela primeira vez em 2023, o Congresso Capixaba de Fitossanidade é uma iniciativa do Mapa, por meio da Superintendência da Agricultura e Pecuária no Espírito Santo (SFA-ES), em parceria com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Governo do Estado do Espírito Santo, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a UFES. A correalização é da Sociedade Espírito-santense de Engenheiros Agrônomos (SEEA).
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br