
Garantir a qualidade do abastecimento é uma das principais missões do Mapa. Para isso, a Defesa Agropecuária se moderniza cada vez mais. Terminamos o ano divulgando quatro anos de pesquisas que mostraram o que já sabíamos: produzimos alimentos seguros, convencionais e orgânicos, para o consumo dos brasileiros e de nossos parceiros comerciais.
Erradicação da Peste Suína Clássica
O Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC) foi lançado em outubro, com o objetivo de erradicar a doença nos 11 estados da zona não livre da doença no país. O plano prevê a implantação de 36 ações com prioridade para o aumento da vigilância agropecuária. Os estados irão elaborar os planos e o Mapa vai fazer o acompanhamento. Desde outubro de 2018, foram registrados 67 focos da doença na zona não livre da doença no país. A região de implementação do plano representa cerca de 50% do território brasileiro, onde se encontra, aproximadamente, 18% do rebanho suíno nacional.
Inspeção e autocontrole
A partir de 2020, produtos de origem animal inspecionados por consórcios públicos municipais poderão ser comercializados nos territórios das cidades integrantes do consórcio. A medida atende a uma antiga demanda dos municípios e ampliará o mercado para os produtores rurais de grande parte do país. Atualmente, as mercadorias inspecionadas pelos serviços municipais podem ser comercializadas apenas nos locais onde são fabricadas. O Mapa também está discutindo com a sociedade e implantando por etapas o processo de autocontrole. As quatro primeiras áreas que deverão fortalecer os procedimentos de autocontrole serão: alimentação animal (ração), fertilizantes, suínos e bebidas.
Incentivo aos Orgânicos
A 15ª edição da Campanha Nacional dos Produtos Orgânicos teve como tema: “Qualidade e saúde: do plantio ao prato”. Um dos principais objetivos da campanha deste ano é informar ao consumidor como reconhecer os alimentos orgânicos nos locais de comercialização e ampliar a relação de confiança com os produtores rurais. Em 2019, a campanha aconteceu em 18 estados. Outra ação deste ano foi o acordo de equivalência entre Brasil e Chile para produtos orgânicos entre os dois países. Em 2019, o Mapa registrou 36 defensivos agrícolas biológicos ou orgânicos.