Sair do Brasil

Viajar com animais de estimação para o exterior

Atualizado 28/11/2021
Verifique novos requisitos para EUA
e novo modelo para Coréia do Sul


Para realizar viagens internacionais com cães e gatos, os passageiros precisam solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a emissão do Certificado Veterinário Internacional (CVI), documento que comprova a boa condição sanitária do animal para ingressar em outro país. 
Agende no modal presencial com mais de 30 dias de antecedência a data da análise e emissão do CVI de modo que imprevistos não impeçam seu animal de embarcar.  

Já existe a possibilidade de solicitar emissão do CVI pela Internet para Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Japão, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Por meio do Portal de Serviços do Governo Federal o usuário poderá realizar praticamente todos os procedimentos de forma eletrônica e sem sair de casa.

1 -Emissão de Certificados Veterinários Internacionais Eletrônico - CVI online 

A solicitação de emissão do CVI online  já pode ser realizada para os  Argentina, Bolívia, Canadá, Chile,  Colômbia, Estados Unidos, Japão,  México, Paraguai, Uruguai e Venezuela por meio do Portal de Serviços do Governo Federal. 

Neste link você entra diretamente na página do serviço para solicitação do CVI online : 

Nesse sistema, o usuário poderá realizar praticamente todos os procedimentos de forma eletrônica e sem sair de casa.

A solicitação do documento será realizada através do envio eletrônico (upload) do Atestado de Saúde, comprovante de vacina e demais requisitos necessários. 

O cidadão poderá acompanhar o andamento da solicitação pelo Portal, receberá uma notificação por e-mail e poderá imprimir o documento já assinado eletronicamente. 

ATENÇÃO:

O Atestado de Saúde nas solicitações eletrônicas deve ser obrigatoriamente o disponibilizado na etapa de "SAÚDE ANIMAL" durante a solicitação. Este Atestado constando o número do processo e com dados do animal preenchidos, deve ser levado ao Médico veterinário para preenchimento após o exame físico. 

PAÍSES HABILITADOS:

I- ESTADOS UNIDOS:   

 Acesse aqui  Exigências específicas para viajar com seu Pet para os EUA        Atualizado 20/11/2021

 Acesse aqui o "Manual do Cidadão - EUA (v.8)"  


II- ARGENTINA,  BOLÍVIA, CANADÁ, CHILE, COLÔMBIA, MÉXICO, PARAGUAI, URUGUAI E VENEZUELA :

Veja exigências específicas de cada país clicando na bandeira mais abaixo nesta página e em caso de dúvidas quanto a solicitação abra o Manual do Cidadão específico do país de destino:

Acesse aqui  o "Manual do Cidadão- Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela."  (princípios similares para Colômbia)

Acesse aqui o "Manual do Cidadão- Canadá"

Acesse aqui o "Manual do Cidadão- Chile"

Acesse aqui o "Manual do Cidadão- México"

III- JAPÃO:   
Foi implantado o módulo de Médico Veterinário e para solicitação do CVI eletrônico com destino ao Japão a solicitação será feita exclusivamente por médicos veterinários. 

O Médico Veterinário no primeiro acesso na ferramenta deve se habilitar  apresentando o CRMV e uma certidão negativa de PF do CFMV.

Clique aqui para acessar o Módulo "Habilitar Médico Veterinário" .

A partir do dia 11/10/2021 somente será aceito a solicitação online.

Acesse aqui o "Vídeo do Gov.br" explicando como habilitar o Médico Veterinário e como solicitar CVI para o Japão.

CHANCELA:

Argentina -se o ingresso na Argentina for por um ponto considerado sem internet,  é necessário conferir a autenticidade do Certificado emitido mediante chancela de servidor MAPA, não necessariamente um de formação médico veterinário.

     

Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Japão, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela - O Certificado será emitido eletronicamente mas, por enquanto, se faz  necessário uma CHANCELA FÍSICA  do serviço veterinário oficial (MAPA) através do Auditor Fiscal Federal Agropecuário em uma unidade VIGIAGRO.

Entre em contato e veja o procedimento e disponibilidade de atendimento da unidade para chancelar na unidade VIGIAGRO/MAPA mais próxima conforme Lista das Unidades MAPA:

As unidades tem suas demandas/atividades essenciais e nem sempre tem um servidor médico veterinário disponível para atendimento sem agenda.

Não deixe para chancelar na unidade de saída e muito menos no dia do embarque. Assim que estiver com o CVI eletrônico em mãos, providencie a chancela.

Na unidade de Guarulhos haverá um Auditor Fiscal Federal Agropecuário deslocado para  chancelar os CVIs  exclusivamente das 14 horas às 16 horas somente em dias úteis, não sendo necessário agendar. (Terminal de Passageiros 3, Piso 1, frente ao "Rei do Mate") Não será atendido fora deste horário.

- Para dúvidas pontuais, não descritas no Manual do Cidadão, quanto à emissão do CVI online entre em contato:    cvi.vigiagro@agricultura.gov.br

Instrutivo destinado aos servidores MAPA, médicos veterinários, para conferencia de autenticidade dos Certificados cujos países ainda não deram aceite na assinatura digital. 

Acesse aqui: "Chancela para Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia eletrônico, Japão, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela" 


2 - Emissão de Certificado Veterinário Internacional - DEMAIS PAÍSES

(exceto EUA, Canadá, Chile, Colômbia, Japão, México, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela)

2.1 - Verifique se o País de destino tem um modelo acordado abaixo.

Caso não esteja listado, é obrigação do interessado  verificar os requisitos sanitários de importação  junto  ao órgão oficial no país de destino.

Apenas os requisitos informados oficialmente pelas autoridades sanitárias do país para onde se pretende viajar ou por meio de suas embaixadas dão respaldo  para a emissão do CVI. 

Exigências Específicas dos principais destinos

União Européia  (jun.21)
União Europeia

 Estados Unidos Atualizado NOVO nov21 
EUA

Mercosul (jun.21)  
Mercosul

Colômbia (veja recomendação no modelo do Atestado AS-2)
Colombia

Japão NOVO (set.21)
Japão

México (jun/21)
México

Peru
Peru

Reino Unido (abril/21)
reino unido.jpg

Rússia

2.2 - Agendamento

Para a emissão de um CVI, sugerimos contatar uma Unidades Vigiagro  com, no mínimo, 30 dias de antecedência, uma vez que os atendimentos estão sujeitos a agendamento prévio. 


CLIQUE  AQUI PARA VERIFICAR CONTATO TODAS AS  NOSSAS UNIDADES VIGIAGRO

- PROCEDIMENTOS NA UNIDADE VIGIAGRO - Galeão

 czi-rj@agricultura.gov.br (Galeão)  

Agendamentos de emissão CVI presencial: pelo WhatsApp (21) 98248-8844 (RECEBE APENAS MENSAGENS DE TEXTO)


- PROCEDIMENTOS NA UNIDADE VIGIAGRO - Viracopos

cvi.viracopos@agricultura.gov.br  Para o agendamento obrigatório em Viracopos  acesse aqui


- PROCEDIMENTOS NA UNIDADE VIGIAGRO Guarulhos 

cvi.gru@agricultura.gov.br (Guarulhos) 

a) Para o agendamento obrigatório em GRU (v.4 -Atualizado 05/10/2021)  acesse aqui 

b) Para acessar o Passo a Passo em GRU para emissão acesse aqui (v.3 -Atualizado 05/10/2021) 


2.3 - Procedimentos:

Após agendar o atendimento e verificar procedimentos conforme Unidade, prepare a documentação (original e cópia) exigida conforme destino.


2.4- Documentos:

a) Requerimento de Fiscalização para Animais de Companhia:

Acesse aqui - Requerimento de Fiscalização para Animais de Companhia 

Preencha, imprima e assine com caneta azul

b) Autorização para despachar, emitir CVI ou viajar com animal que não está em seu nome:

Somente no caso de não estar em seu nome nos documentos apresentados

Acesse aqui - Autorização para outro despachar, emitir ou viajar

c)Atestado de Saúde:

O Atestado de Saúde dos países habilitados para emissão do CVI eletrônico devem ser retirados na própria solicitação online. Ao se chegar na Etapa de "Informações Sanitarias" o sistema disponibilizará o Atestado  já com campos de identificação do animal preenchidos. Este atestado deverá ser levado ao médico veterinário para ser preenchido após o exame clinico do animal, datado e assinado em azul pelo profissional.

Para os países com emissão ainda no modal presencial, solicite ao Médico Veterinário particular a emissão do Atestado de Saúde conforme modelos atualizados aqui disponibilizados, atendendo à validade e aos requisitos sanitários do país de destino.

 AS-1 Geral     SOMENTE UTILIZAR PARA PAÍSES QUE NÃO ESTÃO HABILITADOS NA FERRAMENTA DO CVI eletrônico. 

(Canadá, Chile, China, Emirados(apenas cães), Equador, EUA, Hong Kong, Israel, Mercosul, México, Noruega, Omã, Panamá, Peru,Suiça, U.E., Vietnã e outros que pedem Modelo Geral)

 AS-2 Colômbia    NÃO UTILIZAR ESTE MODELO MAIS. O Atestado é disponibilizado durante a solicitação na Etapa de informações sanitarias.

Colômbia em seu site tem outras exigências para ingresso na Colômbia que ainda não foi atendido no modelo CVI disponibilizado. Está sendo á sendo elaborado e acordado.

Portanto é recomendado, não exigido, para evitar problemas no ingresso que o interessado também atenda:

-Tratamento parasitário dentro dos 60 dias anteriores ao embarque ao invés de 4 meses e

- Vacina para gatos  também seja aplicada contra rinotraqueite e calicivirose.

 AS-3 Índia

AS-5 Rússia   

AS-6 Cingapura

AS-7 Taiwan

AS-8 Emirados Árabes-  felinos - COVID-19 (Atualizado 04/01/21)

d) Documentação adicional

Documentos como comprovante de vacinas, tratamentos antiparasitários, comprovante de microchip, sorologia de raiva, etc. conforme as exigências específicas do país de destino.


OBSERVAÇÕES:

- Para o trânsito nacional (no Brasil) é necessário o animal ter sua saúde atestada por um médico veterinário  e ter em mãos um comprovante de vacina antirrábica válido.

- Para o trânsito internacional, o animal deverá atender os requisitos específicos (veja na bandeira do país de destino), além do Atestado de Saúde e comprovante de vacina antirrábica necessários para o trânsito nacional.

-  Retorno ou ingresso no Brasil verifique nosso site: Entrar no Brasil 



Onde Emitir o Certificado Veterinário Internacional - CVI