Relatórios Sobre Recursos Genéticos Vegetais
O relatório Estado Mundial dos Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura da FAO, publicado em 1996, forneceu a primeira avaliação e análise global da situação e tendências dos recursos fitogenéticos.
Em resposta às necessidades e desafios apontados nesta primeira avaliação foi desenvolvido o Plano de Ação Mundial para a Conservação e Uso Sustentável dos Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura (PAM), publicado em 1996.
Em 2010, a FAO publicou o Segundo Relatório Estado Mundial dos Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura, proporcionando uma oportunidade para refletir sobre a necessidade de quaisquer medidas adicionais no âmbito do Plano de Ação Mundial. Em 2011, foi lançado o Segundo Plano de Ação Mundial para os Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura (2º PAM).
O 2º PAM aborda novos desafios, como mudança climática e insegurança alimentar, bem como novas oportunidades, incluindo informação, comunicação e metodologias moleculares. Contém 18 atividades prioritárias organizadas em quatro grupos principais: Conservação e gestão in situ; Conservação ex situ; Uso sustentável; e Construção de capacidades institucionais e humanas sustentáveis.
O Brasil periodicamente elabora relatórios sobre a situação e tendências dos recursos fitogenéticos e a implementação do Plano de Ação Mundial.