Relatórios sobre Recursos Genéticos Florestais
O relatório Estado Mundial dos Recursos Genéticos Florestais da FAO, publicado em 2014, forneceu a primeira avaliação e análise global da situação e tendências dos recursos genéticos florestais.
O relatório identificou necessidades e desafios específicos para a conservação, uso sustentável e desenvolvimento dos recursos genéticos florestais. Em resposta às necessidades e desafios apontados nesta primeira avaliação foi desenvolvido o Plano de Ação Mundial para a Conservação, Uso Sustentável e Desenvolvimento dos Recursos Genéticos Florestais para a Alimentação e a Agricultura (PAM), publicado em 2014.
O PAM estabelece 27 prioridades estratégicas de ação agrupadas em quatro áreas prioritárias: 1) melhorar a disponibilidade e o acesso a informações sobre os recursos genéticos florestais; 2) conservação de recursos genéticos florestais (in situ e ex situ); 3) uso sustentável, desenvolvimento e gestão de recursos genéticos florestais; 4) políticas, instituições e capacitação.
O Brasil periodicamente elabora relatórios sobre a situação e tendências dos recursos genéticos florestais e a implementação do Plano de Ação Mundial.