Rede Nacional de Recursos Genéticos

- Rede Nacional de Recursos Genéticos
A Política Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Recursos Genéticos para a Alimentação, a Agricultura e a Pecuária (Rgen +Sustentável) tem como finalidade promover a conservação, a valorização e o uso sustentável e inovador dos recursos genéticos para a alimentação e a agricultura. Para o alcance de seus objetivos, a Política prevê como um de seus instrumentos a Rede Nacional de Recursos Genéticos.
A Rede Nacional de Recursos Genéticos tem como objetivo fortalecer e integrar as redes de recursos genéticos existentes, em parceria com a sociedade civil. Busca, ainda, estimular a cooperação entre programas de conservação e melhoramento das instituições de ciência, tecnologia e inovação, tanto públicas quanto privadas, além de apoiar iniciativas de capacitação e ações de sensibilização da sociedade.
Para viabilizar esses objetivos, a Política adota uma abordagem que envolve a criação de ambientes virtuais de inovação agropecuária, destinados a promover a interação, a articulação e a comunicação entre os diferentes atores. Essa estratégia amplia e potencializa o desenvolvimento da bioeconomia, bem como o uso sustentável e conservação dos Recursos Genéticos para a Alimentação e Agricultura (RGAA). A Rede Nacional de Recursos Genéticos inclui agricultores, pesquisadores, academia e programas de conservação (ex situ, in situ e on farm), favorecendo a sinergia das ações definidas na Rgen +Sustentável, com ênfase no fomento à inovação, na capacitação e na sensibilização da sociedade quanto à importância da conservação e uso sustentável dos RGAA.
Entre as estratégias previstas, destaca-se a estruturação de redes locais ou regionais, compostas por pessoas e organizações que atuam com a conservação de RGAA. Nesse contexto, merece destaque os trabalhos de articulação e organização das redes regionais de recursos genéticos que vêm sendo conduzidos pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG). Essas redes abrangem três grandes áreas - vegetal, animal e microrganismos – e têm como objetivo integrar empresas, universidades e instituições de pesquisa, com o intuito de fomentar ações que promovam a conscientização da sociedade sobre a importância da conservação e uso dos recursos genéticos, bem como estimular a comunidade cientifica a prospectar germoplasma nas diversas fontes existentes nas diferentes regiões do país.
Toda a população pode participar dessa iniciativa! Profissionais, pesquisadores, estudantes e demais interessados na conservação, uso e manejo dos recursos genéticos no Brasil podem se juntar à Rede Nacional de Recursos Genéticos e às redes regionais da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG). Saiba mais no website: https://recursosgeneticos.org/regionais.