O Plano Floresta+ Sustentável (F+S) foi instituído pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em 2023, por meio da Portaria nº 628, de 14 de novembro de 2023, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento florestal e fortalecer suas cadeias produtivas em todo o país.
A iniciativa promove a ampliação de áreas de florestas plantadas com fins produtivos, a recuperação de áreas e pastagens degradadas e a geração de renda nas propriedades rurais, estimulando o cultivo de florestas e a transição para uma economia verde e de baixo carbono.
O Plano F+S busca gerar impactos positivos nos âmbitos social, econômico e ambiental, ao promover a integração entre programas, políticas e ações do MAPA, suas instituições vinculadas e parceiros estratégicos.
Com foco no desenvolvimento florestal sustentável, o Plano contribui diretamente para o alcance das metas de ESG (Ambiental, Social e Governança), o avanço da bioeconomia, o fortalecimento dos negócios de carbono e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O público-alvo do Plano inclui proprietários rurais, empresas, investidores, organizações da sociedade civil e representantes das cadeias produtivas florestais. O setor de florestas cultivadas, além de sua importância econômica, representa uma ferramenta estratégica de adaptação às mudanças climáticas e de promoção da sustentabilidade nos territórios.
Eixos de Atuação
A execução do Plano Floresta+ Sustentável está estruturada em três eixos principais: