Seguro Rural

Ao contratar uma apólice de seguro rural o produtor (pessoa fisica ou juridica) pode minimizar suas perdas ao recuperar o capital investido na sua lavoura. O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do governo federal.
Publicado em 01/12/2016 15h45 Atualizado em 02/02/2021 11h33

O clima é o principal fator de risco para a produção rural. Ao contratar uma apólice de seguro rural o produtor pode minimizar suas perdas ao recuperar o capital investido na sua lavoura.

O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do governo federal.

A subvenção econômica concedida pelo Ministério da Agricultura pode ser pleiteada por qualquer pessoa física ou jurídica que cultive ou produza espécies contempladas pelo Programa e permite ainda, a complementação dos valores por subvenções concedidas por estados e municípios.

Para contratar o seguro rural, o produtor deve procurar uma seguradora habilitada pelo Ministério da Agricultura no Programa de Subvenção. Caso o produtor já tenha cobertura do Proagro ou Proagro Mais para uma lavoura, o mesmo não será beneficiado pelo PSR na mesma área. 

A subvenção para o ano de 2021 segue os seguintes limites e percentuais de subvenção

PERCENTUAIS DE SUBVENÇÃO 2021.png

Superintendência de Seguros Privados - Susep – A Susep é a autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda que atua na regulação, supervisão e incentivo às atividades do seguro.

Produtos

Estatística

Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização - CNSeg – A Confederação elabora o planejamento estratégico do setor, exerce representação política do segmento perante o Governo, a sociedade e as entidades nacionais e internacionais.  

Federação Nacional de Seguro Gerais – FenSeg –  A Federação representa suas associadas inclusive perante o Poder Público, buscando o fortalecimento dos segmentos econômicos por ela representados e de suas relações com a sociedade e está voltada para o desenvolvimento das atividades específicas do segmento denominado “seguros de danos”.

PROAGRO – O Programa, gerenciado pelo Banco Central do Brasil, atende aos pequenos e médios produtores, garantindo a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam rebanhos e plantações, na forma estabelecida pelo  Conselho Monetário Nacional – CMN.

PROAGRO - Matriz de Dados do Proagro

PROAGRO - Normas – vide capítulo 16

Contato:

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA
Secretaria de Política Agrícola - SPA
Departamento de Gestão de Riscos - DEGER
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco D, 6º andar, sala 654
Brasília-DF
CEP: 70043-900
E-mail: seguro@agricultura.gov.br

Para saber mais: Guia de Seguros Rurais