Notícias
SUSTENTABILIDADE
Em Rondônia, o PRS – Amazônia realiza seminário para fomentar a sustentabilidade das cadeias produtivas do café e de peixes redondos
O Projeto Rural Sustentável Amazônia (PRS/AM), desenvolvido em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realizou, nos dias 24 e 25 de junho, em Porto Velho (RO), o Seminário Final do Programa Rural Sustentável Amazônia/Rondônia (PRS/RO). O evento teve como objetivos discutir com representantes das Organizações Socioprodutivas (OSPs), órgãos públicos, terceiro setor e Grupo Gestor Estadual (GGE) do Plano ABC+ o andamento das ações do projeto já em curso, os desafios e as possibilidades de ampliação das atividades para expandir as cadeias dos peixes redondos e do café Robusta.
Na abertura, foram apresentadas informações sobre a metodologia empregada e os resultados gerais do Estudo de Mercado e dos Planos de Fortalecimento das Cadeias Produtivas apoiadas pelo PRS – Amazônia. Na pauta, também esteve o debate de propostas concretas e soluções inovadoras que conciliam economia, conservação ambiental e bem-estar social.
O encontro reuniu gestores públicos e representantes de organizações locais, setor público e privado, cooperativas, associações, sindicatos e produtores rurais que adotam práticas produtivas sustentáveis, desvinculadas do desmatamento.
Em sua fala, o secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, João Crescêncio, reforçou o valor da cooperação técnica e da articulação com o GGE para a expansão das cadeias dos peixes redondos e do café, destacando o trabalho do governo do estado e do PRS – Amazônia nesse processo.
Participaram do encontro o secretário de Agricultura do Estado, Luiz Paulo da Silva Batista; o superintendente federal de Agricultura substituto, João Carlos Aranha; o coordenador do ABC+ Rondônia, Antônio Carlos Vieira; o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Tadeu Assad; o coordenador de Cadeias de Mercados do IABS, Pedro Xavier; além de representantes da agência de cooperação alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), do Banco da Amazônia, da Embrapa, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RO), entre outros.
PRS – Amazônia
O Projeto Rural Sustentável – Amazônia trabalha pelo desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal, fortalecendo seis cadeias produtivas em três estados: em Rondônia, atua com o café e peixes redondos; no Amazonas, com a castanha-do-Brasil e o pirarucu de manejo; e no Pará, com o açaí e o cacau.
O Projeto busca olhar para as seis cadeias produtivas como um todo, desde o cultivo e extração até a comercialização. Um dos seus diferenciais é o trabalho conjunto com mais de 30 Organizações Socioprodutivas (OSPs) locais e mais de 1.300 famílias envolvidas. São organizações, em sua maioria, formadas por povos e comunidades tradicionais e lideradas por mulheres e jovens.
O Projeto é resultado da Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como responsável pela sua execução. Saiba mais em: https://prsamazonia.org.br/
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br