Notícias
APOIO AOS PRODUTORES
Canarana recebe Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária
Durante as comemorações dos 45 anos de emancipação do município de Canarana, neste domingo (15), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinou a Portaria de implantação da Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária (Utra) de Canarana.
Trata-se da segunda unidade descentralizada de Mato Grosso. A Utra visa ampliar o suporte técnico e operacional da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT) na execução, coordenação e indução de políticas públicas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com enfoque propositivo na segurança da produção e do consumo, no desenvolvimento econômico regional e em benefícios diretos aos produtores rurais de pequenas, médias e grandes áreas, às agroindústrias e à sociedade.
O atendimento da Utra Canarana abrange 23 municípios da região Norte Araguaia e Xingu mato-grossense e ficará localizada na avenida Rio Grande do Sul, no centro do município.
Em Mato Grosso, a primeira Utra foi inaugurada em Sorriso em julho de 2023 atendendo a cerca de 50 municípios da região. Ao todo, o Mapa já conta com 47 unidades descentralizadas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Outros investimentos
Na solenidade, o ministro destacou o resultado da parceria do município com o Governo Federal. “As pessoas esperam que o Poder Público atue para melhorar suas vidas. E é isso que estamos apresentando aqui. Um número imenso de convênios que mostra a capacidade de interlocução e de boa gestão do prefeito, a capacidade de diálogo e fortalecimento com a Câmara de Vereadores, os secretários com muita dedicação e quem está ganhando é a população”, ressaltou Fávaro em seu discurso.
Além da Utra, o evento contou com a assinatura de implantação de Estação Meteorológica Automática (EMA) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que passa a integrar a Rede Nacional de Monitoramento Meteorológico. A medida faz parte do projeto de modernização e expansão do instituto, idealizado pelo ministro Carlos Fávaro. Em Mato Grosso, serão 27 estações instaladas até março deste ano.
O município também foi contemplado com máquinas do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq) e já conta com um rolo compressor, um caminhão pipa e uma motoniveladora.
Fávaro ainda representou o Governo Federal na assinatura dos convênios de aquisição de uma Unidade Móvel Odontológica e uma van para transporte de pacientes; construção de 50 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida; pavimentação asfáltica do bairro Morada do Sol e a construção de uma Escola de Educação Infantil para atender os moradores dos bairros Sol Nascente e Morada do Vale.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br