Notícias
RELAÇÕES EXTERIORES
Brasil é homenageado na Expomalocas 2026, maior feira agropecuária da Orinoquia colombiana
No último fim de semana, a cidade de Villavicencio sediou a Expomalocas 2026, reconhecida como a maior feira agropecuária da região colombiana da Orinoquia. A região, também conhecida como Llanos Orientales, apresenta características semelhantes ao Cerrado brasileiro, com produção consolidada, especialmente na produção de grãos e na pecuária bovina.
A semelhança de clima e solo tem favorecido sistemas produtivos similares, contribuindo para a ampliação das exportações brasileiras de genética animal e vegetal, além de máquinas e insumos agropecuários para a região.
O Brasil foi o país convidado de honra desta edição da feira. O embaixador do Brasil na Colômbia, Paulo Estivallet de Mesquita, participou da cerimônia de abertura ao lado da governadora do Departamento de Meta, cuja capital é Villavicencio, Marcela Amaya.
Paralelamente, o adido agrícola do Brasil no país, Clóvis Serafini, integrou um painel acadêmico sobre a consolidação de modelos de pecuária bovina sustentável em diferentes escalas produtivas, com a participação de representantes dos setores público, privado e acadêmico.
O debate destacou a importância de uma visão de longo prazo, da coordenação entre os diversos atores e da adoção progressiva de inovações tecnológicas, ressaltando que a sustentabilidade deve ser um fator de competitividade, preservação ambiental e desenvolvimento social, e não uma barreira ao comércio.
O evento representou uma oportunidade relevante para valorizar a imagem da agropecuária brasileira, seus produtos e as políticas públicas voltadas à construção de soluções para o desenvolvimento sustentável.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br