Notícias
Medida contempla carne de frango, peru in natura e açúcar
País fecha entendimento com a UE para exportar mais
O Brasil fechou entendimento com a União Europeia (UE) para aumentar as cotas de importação de carne de frango e de peru in natura (fresca e congelada) e açúcar, o que beneficiará as exportações brasileiras. Essa alteração é uma compensação pela entrada da Croácia no bloco europeu, já que as condições de acesso ao mercado croata eram mais favoráveis ao Brasil.
Para o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, a grande oportunidade que o Brasil tem de sair da crise é pelo agronegócio. “Nós temos que pegar a mala e viajar pelo mundo e pedir aos governos para que autorizem a compra dos produtos agropecuários brasileiros”.
A exportação de carne de frango será acrescida de 4.766 toneladas e de peru, de 610 toneladas, com tarifa zero dentro do limite da cota. Já o açúcar será beneficiado com duas cotas, uma destinada aos produtores da Região Nordeste que terá um acréscimo de 78 mil toneladas. A outra cota é de 36 mil toneladas, volume que poderá ser utilizado pelo Brasil ou por qualquer país exportador de açúcar.
Mesmo com o entendimento, ainda há um caminho a ser percorrido para que os exportadores brasileiros se beneficiem dessas novas cotas. “O processo dentro da União Europeia é longo, tendo que passar inclusive pela aprovação do Parlamento Europeu”, ressaltou o adido agrícola Luís Henrique Barbosa da Silva, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Organização Mundial do Comércio, com sede em Genebra.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de comunicação social
imprensa@agricultura.gov.br