ESTADOS UNIDOS
O Brasil possui CERTIFICADOS acordados com os ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA para:
1. Produtos mastigáveis
2. Proteínas animais processadas
É necessária habilitação
Para exportar esses PRODUTOS DESTINADOS À ALIMENTAÇÃO ANIMAL para o Estados Unidos da América é necessário:
PREENCHER REQUERIMENTO SOLICITANDO FISCALIZAÇÃO ACOMPANHADO DA LISTA DE VERIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS
Caso o produto possua proteína animal processada (PAP), durante o processo de solicitação de licença pelo importador, o APHIS requererá a inspeção da fábrica pela autoridade competente brasileira. Durante o processo de solicitação de licença deve-se PREENCHER A LISTA DE VERIFICAÇÃO DE INSPEÇÃO DE ESTABELECIMENTOS - QUESTIONÁRIO EEB (Facility Inspection Checklist), anexando documentação correlata em inglês.
1. ENTREGAR VIA PROCESSO ELETRÔNICO DO SEI AO SIPOA DE SUA JURISDIÇÃO PARA QUE O SERVIÇO OFICIAL CONFIRME AS DECLARAÇÕES PRESTADAS PELA EMPRESA.
2. A PRÓPRIA EMPRESA DEVERÁ ENCAMINHAR A DOCUMENTAÇÃO AO FDA.
3. AGUARDAR MODELO DE LICENÇA DE IMPORTAÇÃO (IMPORT PERMIT) DOS ESTADOS UNIDOS QUANTO À SOLICITAÇÃO.
4. CONFERIR OS REQUISITOS DA LICENÇA DE IMPORTAÇÃO COM O MODELO DE CSI ACORDADO (publicado no Quadro de avisos do SipeAgro ou drive)
Somente se os requisitos da licença de importação não estiverem no modelo acordado é que devem ser emitidos certificados diferentes do modelo. (Neste caso, reporte-se à DIEQ/CGCOA via processo SEI)
Para a manutenção da habilitação é necessário uma fiscalização, no mínimo, anualmente.
Acesse aqui a LISTA DE VERIFICAÇÃO DE INSPEÇÃO DE ESTABELECIMENTOS e documentos correlatos versão 4.0 (.doc)– ESTADOS UNIDOS
Acesse aqui a LISTA DE VERIFICAÇÃO DE INSPEÇÃO DE ESTABELECIMENTOS e documentos correlatos versão 4.0 (.pdf)– ESTADOS UNIDOS
Ref. º 21026.004619/2021-16