CANADÁ
O BRASIL possui modelo de certificado sanitário acordado com o CANADÁ para exportação de:
1. Alimentos e mastigáveis para animais de companhia
2. Farinha de peixe
Conheça-os no drive da alimentação animal
Não é necessária habilitação.
Confira as exigências para exportar ALIMENTOS e MASTIGÁVEIS PARA ANIMAIS DE COMPANHIA para o Canadá
Não há mais exigência de habilitação desde 14/05/2024.
A Agência Canadense (Canadian Food Inspection Agency - CFIA (19585498) informou que com a entrada em vigor dos novos modelos de CSI acordados, o Canadá não mais irá requerer import permits para mastigáveis e alimentos do Brasil.
Todos os estabelecimentos registrados no SIF ou na área de Alimentação Animal (SIPEAGRO), que atendam aos requisitos dos certificados sanitários estão aptos a exportar alimentos para animais de companhia e mastigáveis ao Canadá.
Os estabelecimentos interessados na exportação de rações e mastigáveis ao Canadá deverão ser inspecionados uma vez ao ano pelo Serviço Oficial para avaliação do FACILITY INSPECTION CHECKLIST FOR HEAT-TREATED PET FOOD AND TREATS IMPORTED INTO CANADA (SEI 34748437)
Adido Comunica nº 112/2023 (30477501): a CFIA, define como mastigáveis para animais de companhia os produtos sem valor nutricional.
Qualquer outro produto que tenha carne como matéria-prima se encaixa na definição de Composto Mastigável (Compound Chew) ou uma Guloseima (Pet Treat), dependendo dos demais ingredientes.
Adido Comunica nº 050/2024/OTT (35056815): A CFIA define que produtos que contêm ingredientes com valor nutricional, como farinha de carne e ossos, são definidos como mastigáveis compostos e não atendem à definição de mastigáveis simples. Portanto, não se enquadram no escopo do certificado de mastigáveis para animais de estimação e estão incluídos no escopo do certificado negociado para exportação de rações e petiscos e podem ser exportados, caso atendam às condições do CSI.
Existe um modelo de CSI para FARINHA DE PEIXE(*) para o Canadá
*Farinha de peixe significa farinhas, hidrolisados e outros produtos transformados de espécies aquáticas (peixes, crustáceos e moluscos), mas não inclui produtos de mamíferos marinhos.