Startups e Tecnologia no Agro
O ecossistema de startups e empreendedorismo inovador no Rio Grande do Norte tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, refletindo um ambiente cada vez mais propício à inovação e ao desenvolvimento de novas empresas tecnológicas. O estado tem se destacado por fomentar iniciativas que apoiam a criação de startups e promovem o empreendedorismo, em especial por meio de parcerias entre governo, setor privado e instituições acadêmicas.
Segundo o Radar Agtch Brasil, a região Nordeste, com 103 agtechs, tem 5,2% das agtechs mapeadas no território nacional. Na edição de 2019, a região tinha 3,5% das agtechs mapeadas e na edição 2020/2021, 4,6%, refletindo um crescimento sustentado no período, entretanto o Rio Grande do Norte apresentou um percentual de 4,5% entre as agtechs mapeadas por Estado, classificadas pelas seguintes atuações: Internet das Coisas para o Agro: detecção de pragas, solo, clima e irrigação empresa PotyChip,alimentos inovadores e novas tendências alimentares empresa Cajueiro, biodiversidade e sustentabilidade empresa TreeID Legal, bioenergia e energia renovável Brazilian Biocombustíveis, mercearia online empresa Cachaça Samanaú.
O fortalecimento desse ecossistema também vem sendo impulsionado por políticas públicas estaduais e federais. Programas da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), parcerias com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), além de ações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), da EMATER-RN e do SEBRAE-RN, têm fomentado a pesquisa aplicada, o empreendedorismo rural, a criação de startups e a implementação de tecnologias inovadoras no setor agropecuário potiguar.