Pesquisa, Desenvolvimento e Educação para a Inovação Agropecuária
O Espírito Santo possui uma rede consolidada de ensino e pesquisa agropecuária. Instituições como o Incaper, o Ifes, a Ufes e universidades privadas formam a base de produção científica e tecnológica do agro capixaba. Entre as potencialidades estão o desenvolvimento de novos produtos, bioinsumos, sistemas de produção sustentáveis e a integração entre pesquisa, extensão rural e inovação. O estado também enfrenta desafios, como ampliar a qualificação profissional no campo e modernizar a educação rural para preparar jovens e mulheres para um setor cada vez mais tecnológico, mas existem muitos projetos em desenvolvimento para lidar com esses desafios.
Instituições de ensino e pesquisa
Existem instituições públicas e privadas espalhadas pelo estado com foco na agropecuária. Dentre elas, destacam-se:
- Incaper: instituição de pesquisa presente em todos os municípios do estado - https://incaper.es.gov.br/;
- Ifes: 16 campi com pesquisas na agropecuária espalhados por todo o estado - https://www.ifes.edu.br/;
- UFES: 4 campi, com 2 identificados com pesquisa agropecuária localizados no interior do estado - https://www.ufes.br/;
- Faesa: unidades distribuídas tanto na região metropolitana quanto no interior do estado com cursos e pesquisas na agropecuária - https://www.faesa.br/;
- Universidade de Vila Velha (UVV): unidades distribuídas tanto na região metropolitana quanto no interior do estado com cursos e pesquisas na agropecuária - https://uvv.br/ .
- Multivix com cursos de Veterinária e Agronomia - https://multivix.edu.br/
Redes de pesquisa e parcerias
Existem parceria entre as instituições que fortalecem a pesquisa, desenvolvimento e inovação. Como exemplo, o Incaper e o Ifes possuem um termo de cooperação para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em parceria.
Apesar disso, ainda é um desafio a formação de redes de pesquisas interinstitucionais e multidisciplinares, visando potencializar as entregas para a sociedade, aproveitando-se as expertises de cada instituição. Além disso, é preciso fortalecer a pesquisa aplicada, pois 80% da pesquisa ainda é básica.
Fazendas experimentais
No Espírito Santo, há várias fazendas experimentais vinculadas principalmente ao Incaper e à UFES, dedicadas à pesquisa, extensão rural e proteção ambiental. Entre elas, destaca-se a Fazenda Experimental de Bananal do Norte (Cachoeiro de Itapemirim), voltada ao estudo do café conilon e fruticultura; a unidade de Linhares, que desenvolve pesquisas em ILPF e agricultura sintrópica; a Fazenda Experimental de Marilândia, responsável por testar a resistência do café à seca e é fazenda referência no cultivo do café conilon.; e a Fazenda Experimental do campus de São Mateus da UFES, direcionada para culturas tropicais e avanços tecnológicos na agricultura.
Outros ambientes de inovação
Em um levantamento feito recentemente, foram identificados 17 Hubs de Inovação no Espírito Santo, conforme listado abaixo. Desses 17, apenas 1 dedicado ao agro, o que tem sido trabalhado pelo Comitê Gestor do Ecossistema de Inovação do Agro Capixaba.
- Agromeet - https://campovivo.com.br/home/agro-meet/
- Base27 - https://base27.com.br/
- Bússola Hub - https://bussolahub.com.br/
- Distrito 28 - https://distrito28.com.br/
- Espírito Hub - https://www.espiritohub.com.br/
- FindesLab - https://findeslab.com.br/
- Fonte Hub - https://www.redegazeta.com.br/fonte-chegou-rede-gazeta-inaugura-seu-hub-de-inovacao-para-novos-negocios-e-experimentacao-audiovisual/
- Hub ES+ - https://esmaiscriativo.es.gov.br/hubesmais/
- Hub Fucape - https://fucape.br/inovacao/hub-fucape/
- Hugb - https://hugb.com.br/
- Impact Hub Vitória - https://vitoria.impacthub.net/
- Epicentro - https://www.bandes.com.br/Site/Dinamico/Show/1164/hub-de-inovacao-epicentro
- Hub da Vale - https://vale.com/pt/inovacao
- SebraeLab - https://cliente.sebraees.com.br/sebraelab
- Movi.e - https://www.faesa.br/hub-de-inovacao/
- L.I.T.A. - https://www.lab-lita.com/
- Hub de Gente https://hubdegente.com.br/