Pragas com Alerta Fitossanitário para o Brasil
1. FOC R4T (Fusarium oxysporum f. sp. cubense raça 4 tropical).
Conhecida como “Mal-do-Panamá Raça 4”é uma doença que ataca bananeiras. É uma praga altamente agressiva e pode causar a morte das plantas de banana. O fungo pode permanecer no solo por décadas e não existe tratamento eficiente ou variedade comercial resistente.
Essa praga já provocou grandes prejuízos em diversos países da África, Ásia e América do Sul, destruindo plantações inteiras e afetando o sustento de produtores e o abastecimento de alimentos. No Brasil, a maioria das variedades cultivadas é muito suscetível a essa doença, o que aumenta o risco de perdas significativas na produção.
Por isso, o alerta fitossanitário para esta praga reforça a necessidade de atenção máxima para impedir a entrada e a disseminação desse problema, protegendo produtores, consumidores e a economia do país.
Informações técnicas
2. Bicudo-vermelho das palmeiras (Rhynchophorus ferrugineus).
Este inseto causa grandes prejuízos aos cultivos de palmeiras agrícolas e diversas plantas, incluindo coqueiro, dendezeiro e palmeiras ornamentais. O ataque desta praga pode matar rapidamente os vegetais, pois suas larvas se alimentam do interior das plantas, destruindo silenciosamente tecidos vitais e levando ao apodrecimento e à morte das plantas.
Como essa praga tem registros de ocorrências em países do Caribe e no Uruguai, o risco de entrada no Brasil é real, especialmente devido ao intenso comércio e circulação de plantas nas fronteiras do país.
Por isso reforçar o alerta fitossanitário para a prevenção e o monitoramento, visando proteger ambientes urbanos, áreas turísticas e a produção de palmeiras de importância econômica no Brasil.
Ações de capacitação técnica
Informações técnicas