Glossário Mapa Labs
Amostra: produto/material coletado, item que será enviado ao laboratório para realização das análises laboratoriais.
Análise laboratorial: análise que se destina a encontrar qualitativamente ou quantitativamente uma determinada característica de uma matriz/produto/material coletado; determinação analítica. Ex.: Salmonella spp., lactose, entre outros.
Analista: pessoa que realiza um ou mais ensaios laboratoriais em uma amostra.
Área de interesse: é uma divisão baseada nos tipos de produtos, por exemplo: produtos de origem animal, produtos de origem vegetal, sementes e mudas, alimentos para animais, entre outros. Área laboratorial: é uma subdivisão da área de interesse, voltada as segmentações laboratoriais de análise da amostra, por exemplo: RBQL, DIA, MIC, entre outros.
Código da exploração agropecuária no SVO: é o código do estabelecimento onde a exploração está localizada, formado por Código da UF junto ao IBGE (2 dígitos) + Número sequencial do estabelecimento (9 dígitos) + número sequencial por estabelecimento (4 dígitos), totalizando 15 dígitos.
Coleta: procedimento de coletar uma ou mais amostras para o mesmo objetivo, programa e de um mesmo estabelecimento ou produtor rural, que se destina a um mesmo laboratório e que demanda as mesmas análises laboratoriais.
Condições da amostra na coleta: estado ou situação da amostra no momento da coleta, por exemplo: congelado, resfriado, ambiente, entre outros.
Custódia: com quem está a posse da amostra.
Custodiar: ato de receber a amostra no laboratório, confirmando data e hora de recebimento.
Determinação: é a identificação ou determinação das quantidades ou características de uma amostra. É a identificação e/ou quantificação de um parâmetro analítico, por exemplo: Salmonelose aviária, Detecção de Salmonella spp., Contagem padrão em placas, Extrato seco total, entre outros.
Ensaio laboratorial: é a determinação analítica, segundo uma técnica e um método, aplicados a uma classe de matriz e/ou matriz associada/material coletado, quando pertinente, a uma ou mais espécies animal ou vegetal.
Identificação da coleta: designação concedida a uma coleta quando ela é registrada e que representa a identificação unívoca dela.
Lacre: identificação unívoca alfanumérica da amostra presente na embalagem da amostra coletada.
MAPA LABs: aplicativo para dispositivos móveis (celulares e tablets) utilizado para realizar coletas de amostras no âmbito da defesa e fiscalização agropecuárias. É uma das soluções da SDA digital. Está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas iOS e Android.
Material coletado: produto/matriz que é coletado como uma amostra, por exemplo: carcaça de frango, pimenta do reino, leite cru refrigerado, suabe de arrasto, entre outros.
Metodologia: o método é a referência, o documento que orienta a execução do ensaio. O método pode ser normalizado (ex: ISO, AOAC, AFNOR, etc) ou um método desenvolvido e validado pelo laboratório.
Módulo web do MAPA LABs: ambiente web dentro da plataforma SDA DIGITAL destinado às operações relacionadas ao MAPA LABs como as ações laboratoriais de forma manual sobre as amostras coletadas no aplicativo (consulta, custódia, envio de resultado e rejeição), isto é, a alternativa à integração na API, gerenciamento das remessas de amostras pelos laticínios, entre outros.
Motivação - razão pela qual a amostra está sendo coletada, por exemplo: monitoramento, investigação, suspeita, entre outros.
OESA: Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária.
Ocorrência: motivo por qual a amostra está sendo rejeitada.
Plataforma SDA Digital: Plataforma de Serviços Integrados da Defesa Agropecuária (PSDA ou comumente conhecida por SDA DIGITAL).
RAL: Requisição de análises laboratoriais. É o documento no qual constam as informações da coleta, da amostra e das análises requeridas.
RE: Relatório de Ensaio, é o documento em que constam as informações das amostras e dos resultados laboratoriais.
Remessa: agrupador de coletas para programas que lidam com um volume alto de amostras sendo encaminhado de uma única vez ao laboratório. Por exemplo, o Programa Nacional da Qualidade do Leite.
Responsável pela análise: podem ser analistas (opcional) e obrigatoriamente um responsável técnico, isto é, os colaboradores técnicos que executaram e/ou supervisionaram a consecução de uma análise laboratorial.
RT: Responsável Técnico de uma área laboratorial.
SDA: Secretaria de Defesa Agropecuária.
Solicitação de Acesso à API: solicitação realizada por parte dos laboratórios para receber credenciais de acesso à API da SDA Digital, a fim de consultar e custodiar coletas, enviar resultados e rejeições. Algumas informações devem ser disponibilizadas na solicitação:
- Nome da aplicação que irá acessar o módulo: nome do sistema/software que irá acessar a integração.
- IPs de saída da Internet: IP de saída do cliente.
- Volumetria: número de chamadas/acessos que será realizada por mês.
Por exemplo: realizar uma consulta (1 acesso), realizar a custódia (1 acesso), enviar um resultado (1 acesso). Para uma amostra se faz no mínimo 3 acessos, multiplica-se pelo número de amostras em média que é recebida pelo laboratório e adiciona-se mais uma margem de variação.
SVO: Serviço Veterinário Oficial
Tipo Análise: é a área laboratorial a qual se destina a avaliar determinadas características de uma amostra. Por exemplo: ensaios físico-químicos, ensaios microbiológicos, entre outros.
Tipo de Resultado:
- Original: refere-se ao primeiro relatório de ensaio da amostra enviado à API ou inserido no módulo web na plataforma SDA DIGITAL.
- Suplementar: refere-se a alguma correção frente ao resultado anteriormente enviado, substituindo-o.
- Complementar: refere-se à complementação de um resultado original já emitido, sem substituição dele, devendo ser feito por um método distinto do utilizado no original. Exemplos: amostras de cultura para caracterização do sorovar de Salmonella spp. ou para análise de resistência antimicrobiana.
Tipo Identificação: como o responsável pela análise irá se identificar podendo ser CPF ou SIAPE no caso de servidores públicos.
Tipo Sorovar: são as opções de sorovares de Salmonella que podem ser identificados a partir de um resultado de Salmonella positivo.
TRA: Termo de Rejeição de Amostras, é o documento que o laboratório emite com informações da amostra e do motivo (ocorrência) para ter sido rejeitada e impedida de ser analisada.