Notícias
50 anos do Sine
Ministro Luiz Marinho prestigia Mutirão de Emprego na Esplanada do Ministérios
Foto: Flávia Lucianita/MTE
Um total de 738 vagas de emprego foram preenchidas por trabalhadores durante Mutirão de Emprego promovido nesta quinta-feira (8) na Esplanada dos Ministérios em Brasília pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET). A ação fez parte das comemorações de aniversário do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que completou 50 anos no dia 8 de outubro.
Presente ao evento, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ressaltou a relevância dos serviços prestados pelo Sine. “O Sine realiza um trabalho importante de intermediação de mão de obra entre empresas e trabalhadores, captando vagas e as disponibilizando para quem está em busca de emprego”, disse.
O mutirão contou com a participação de 40 empresas, que realizaram contratações imediatas ou pré-seleções. Ao todo foram ofertadas 1.700 vagas.
Thiago Cardoso, de 19 anos, morador do Paranoá, foi um dos que chegou cedo ao evento e já saiu empregado. Após três meses procurando trabalho, ele conseguiu uma vaga como garçom em uma rede de restaurantes. “Fiz a entrevista no local e já começo na semana que vem, com carteira assinada”, comemorou.
Thiago soube do mutirão por meio de uma amiga, que compartilhou o anúncio publicado em uma rede social. Ele elogiou a iniciativa por reunir empresas e candidatos em um só lugar. “Muita gente não sabe onde procurar emprego e essa ação facilita bastante”, destacou.
Em 2024, mais de 575 mil trabalhadores ingressaram no mercado de trabalho por meio das agências do Sine no país. Somente entre janeiro e setembro, 462.749 pessoas conquistaram uma vaga. As agências do Sine oferecem serviços como encaminhamento do seguro-desemprego, orientação e programas qualificação profissional. “É fundamental que os trabalhadores busquem capacitação contínua para acessar melhores oportunidades de trabalho”, orientou o ministro.
Ele mencionou ainda a Escola do Trabalhador 4.0, uma parceria do MTE com a Microsoft que oferece 5,5 milhões de vagas em cursos online e gratuitos na área de tecnologia e informação. Mais informações sobre o programa estão disponíveis no link Caminho Digital — Ministério do Trabalho e Emprego
Rede Sine
Coordenada pelo MTE, a Rede Sine atua em parceria com estados e municípios que recebem recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para oferecer serviços à população. Atualmente, a rede conta com cerca de 1.500 agências em todo o país, oferecendo intermediação de mão de obra, encaminhamento ao seguro-desemprego, orientação profissional e programas de qualificação. Esses serviços também estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital.
Criado em 1975, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) tem como base a Convenção nº 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que recomenda aos países-membros a manutenção de um serviço público e gratuito de emprego, com o objetivo de promover uma organização mais eficiente e justa do mercado de trabalho.