TI - Nível Superior - Diretoria de Tecnologia da Informação do Ministério da Economia
Status: Encerrado
Unidade de lotação: Diretoria de Tecnologia da Informação do Ministério da Economia
Local de atuação: Brasília (DF)
Nível de escolaridade: Formação em nível superior ou especialização na área de Tecnologia da Informação e correlatos.
Cargo: FCPE 101.3
Quem pode se candidatar:
- Servidores públicos, em exercício no Distrito Federal, ocupantes de cargos efetivos oriundos de órgãos ou entidades de quaisquer dos Poderes da União, que estejam de acordo com a Lei 13.346, de 10 de outubro de 2016 e respectivos regulamentos.
Gratificação: não há
Descrição da vaga
O processo seletivo visa o preenchimento de vaga na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), da Secretaria de Gestão Corporativa (SGC), da Secretaria-Executiva (SE), do Ministério da Economia (ME), para exercer a função comissionada de Coordenador de Governança de Dados e Informações (COGDI), Função Comissionada do Poder Executivo – FCPE 101.3, integrante da estrutura de que trata o Decreto Nº 9.745, de 8 de Abril de 2019, para ter exercício em Brasília, Distrito Federal.
Data de abertura e encerramento de vagas: 15/07/2019 a 26/07/2019
Processo seletivo:
a. preencher o currículo no Banco de Talentos do SIGEPE, no endereço https://bancodetalentos.economia.gov.br, com informações pertinentes à sua trajetória profissional e acadêmica;
b. baixar o currículo no módulo, em formato PDF, o qual deverá constar o logotipo do SIGEPE;
c. enviar o currículo, anexado a e-mail, para o endereço eletrônico secretaria.dti@fazenda.gov.br, colocando no assunto “Processo Seletivo DTI/SGC/SE/ME nº 03/2019 (FCPE 101.3 – Coordenador)”.
Editais e formulários:
- Edital
Atividades
Serão exercidas atividades como:
- Gestão de projetos para construção de soluções de análise de dados;
- Definição de metodologias e ferramentas para governança de dados;
- Realização de análises, evidenciando as reais necessidades de negócio e propondo soluções novas ou preexistentes que as satisfaçam;
- Avaliação da efetividade das soluções propostas ante as deficiências e as oportunidades de melhoria identificadas;
- Gestão do conhecimento relacionado às necessidades e às soluções em seu âmbito de atuação;
- Estabelecimento de indicadores e metas de crescimento e melhoria em seu âmbito de atuação;
- Elaboração de relatórios, apresentações e planilhas relacionadas às suas atribuições;
- Registro e disseminação dos conhecimentos e das experiências relevantes em seu âmbito de atuação;
- Acompanhamento e avaliação de resultados dos processos internos sob a perspectiva de valor gerado para o negócio;
- Coordenar as atividades da área e as correspondentes ações de gestão de pessoas; e
- Outras atividades correlatas a critério superior.
Requisitos
Requisitos Básicos
- Graduação ou Especialização em Tecnologia da Informação e correlatos; e
- Experiência em gestão de dados ou em projetos para construção de soluções de análise de dados.
- Atender no mínimo a um dos seguintes critérios:
I - possuir experiência profissional de, no mínimo, dois anos em atividades correlatas às áreas de atuação da Diretoria de Tecnologia da Informação ou em áreas relacionadas às atribuições e às competências da função;
II - ter ocupado cargo em comissão ou função de confiança em qualquer Poder, inclusivena administração pública indireta, de qualquer ente federativo por, no mínimo, um ano;
III - possuir título de especialista, mestre ou doutor em área correlata às áreas de atuação Diretoria de Tecnologia da Informação ou em áreas relacionadas às atribuições da função;
IV - ser servidor público ocupante de cargo efetivo de nível superior ou militar do círculo hierárquico de oficial ou oficial-general; ou
V - ter concluído cursos de capacitação em escolas de governo em áreas correlatas à função para o qual se propõe, com carga horária mínima acumulada de cento e vinte horas.
Competências e Conhecimentos
- Análise de Dados;
- Metodologia Ágil;
- Engenharia de Dados;
- Ciência de Dados;
- Gestão de Pessoas;
- Legislação Aplicável.
Habilidades e Atitudes
- Liderança;
- Delegação;
- Trabalho em equipe;
- Foco em resultados;
- Organização e planejamento;
- Articulação e comunicação;
- Criatividade e inovação;
- Negociação e mediação de conflitos;
- Visão estratégica e sistêmica;
Como se candidatar
O recebimento dos currículos será exclusivamente por e-mail até 26/07/2019. Os interessados devem enviar currículo, elaborado no Banco de Talentos do SIGEPE, para secretaria.dti@fazenda.gov.br com o assunto “Processo Seletivo DTI/SGC/SE/ME nº 03/2019 (FCPE 101.3 – Coordenador)”.
Etapas
O processo seletivo será constituído das seguintes etapas:
I - recebimento das inscrições: de 15 a 26 de julho de 2019;
II - análise curricular: 29 e 30 de julho de 2019;
III - entrevistas: 31 de julho a 2 de agosto de 2019; e
IV - resultado: 5 de agosto 2019.