Notícias
OPORTUNIDADE
MGI abre processo seletivo para contratação de consultor(a) para atuar em ações da Rede LideraGOV
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está com processo seletivo aberto para contratação de consultor(a). O(a) candidato(a) selecionado(a) terá a missão de explorar e propor estratégias para potencializar e estruturar as ações da Rede LideraGOV, por meio de parcerias e colaborações com escolas de governo, além de apresentar pesquisas sobre redes colaborativas. O processo seletivo faz parte de um acordo de cooperação entre o MGI e o Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Os interessados em participar da seleção devem enviar os currículos, em formato pdf, para o e-mail prodoc.mgi@gestao.gov.br, até o dia XX/XX/20XX, devendo constar no título do e-mail “Edital nº XX/2024 - Consultor perfil XXXXX.”
Os candidatos serão classificados mediante processo seletivo composto de duas fases. A primeira etapa compreenderá a análise curricular e valerá 70 pontos. A segunda fase consistirá em entrevista, que valerá 30 pontos. A pontuação final do processo seletivo, somando-se as pontuações das duas etapas, totalizará o máximo de 100 pontos.
No âmbito da administração pública federal, a Rede LideraGOV está instituída pela Portaria Conjunta SGP-ENAP/SEDE/ME nº 37 que definiu as funções, regras e limitações para o efetivo funcionamento da Rede. Essa Rede é formada pelos participantes do curso de qualificação que, a critério próprio, optam por fazer parte de um grupo seleto de servidores com alta capacidade de gestão e liderança.
Vedação
Em atenção às disposições do decreto nº 5.151, de 22 de julho de 2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores públicos ativos da administração pública federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional.
Clique aqui para acessar a íntegra do Termo de Referência (TR).
Saiba mais
A coordenadora-geral de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas (CGDDP/DECAR/SGP/MGI), Priscila Aquino, explica que a Rede LideraGOV tem se estabelecido como ferramenta essencial para o desenvolvimento de líderes eficientes e inovadores no setor público.
"É fundamental fortalecer as estratégias de comunicação dentro da Rede para garantir que todos os participantes estejam informados sobre as atualizações, mudanças nas ações planejadas e o progresso das atividades. Para isso, é necessária a contratação de consultor que possa colaborar com uma proposta de método de organização e mobilização dos egressos, possibilitando a continuidade e a escalabilidade das ações mobilizadas e definidas pela Rede LideraGOV", ressalta.
Para Eduardo Almas, diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (DECAR/SGP/MGI), a Rede é essencial para impulsionar o vínculo entre os egressos e consolidar o Programa LideraGOV como ação permanente de desenvolvimento de líderes da administração pública federal.
"A Rede integra um conjunto de ações para o desenvolvimento contínuo dos participantes do Programa, visando fortalecer o vínculo entre eles, de modo a alavancar os resultados dos trabalhos e aprimorar as competências de liderança pela possibilidade de compartilhar experiências e conhecimentos", afirma.
Segundo Almas, a participação na Rede possibilita construir um grupo qualificado de relacionamento interinstitucional de profissionais de alto nível, um espaço de visibilidade e de valorização, além do contínuo desenvolvimento profissional. "Importante destacar que as contribuições do Programa e da Rede LideraGOV vão além do desenvolvimento individual dos servidores, elas também reafirmam o compromisso com a liderança orientada ao interesse público", finaliza.
Clique aqui e conheça a estrutura e os objetivos centrais da Rede LideraGOV.
Clique aqui e saiba mais sobre o Programa LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes.