Notícias
Gestão e liderança
LideraGOVer compartilha saberes e fortalece práticas inclusivas em curso sobre letramento racial
Reconhecido por sua atuação em iniciativas de enfrentamento ao racismo institucional, Leandro Rocha da Silva se destaca por liderar discussões sobre inclusão e diversidade no serviço público. Sua trajetória como docente na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) começou a partir da indicação de colegas da Rede LideraGOV, que reconheceram seu engajamento e potencial.
Antes de exercer o papel de facilitador no curso sobre letramento racial, o egresso do Programa LideraGOV passou por ampla capacitação ofertada pela escola de governo e, desde 2024, exerce a função de docente, tendo concluído recentemente a edição de 2025.
A ação de desenvolvimento, promovida pela Enap, consolida-se como uma das principais iniciativas voltadas à promoção da equidade racial no serviço público. A qualificação propõe uma jornada transformadora, com foco no enfrentamento do racismo estrutural e na valorização de práticas inclusivas. Com metodologia ativa, aulas ao vivo e dinâmicas em grupo, a capacitação estimula a reflexão sobre temas como colonialismo, processo abolicionista, política de branqueamento e desigualdades raciais no Brasil.
Uma experiência formativa que vai além do conteúdo
Como facilitador, Leandro entende que sua principal missão é provocar nos alunos uma postura crítica orientada pela perspectiva racial. "Minha função é incentivar os participantes a incorporarem, em seu cotidiano, práticas reflexivas e racialmente orientadas. Trabalhamos com o material elaborado por Rodrigo Ednilson de Jesus, criando uma experiência crítica que questiona elementos invisibilizados pelo racismo estrutural e suas diversas expressões. Isso inclui o exercício da escuta empática e a construção de espaços de fortalecimento de redes de colaboração que se mantenham vivas mesmo após o término da formação", enfatiza.
Da vivência à transformação: liderança negra inspira formação antirracista no serviço público
Segundo Leandro, a experiência no LideraGOV foi decisiva nesse percurso até se tornar facilitador na Enap. "A experiência adquirida no Programa foi um divisor de águas. O LideraGOV transformou minha carreira e minha vida. Desenvolvi aspectos da minha liderança, superei bloqueios e incorporei novos elementos à minha prática profissional”, ressalta. Ele também recorda com emoção a força do coletivo: “Participar de uma turma com 51 gestores negros do Governo Federal, todos comprometidos com um serviço público de excelência, foi uma experiência transformadora que me emociona até hoje”, salienta.
Atualmente, o servidor segue atuante na Rede LideraGOV, colaborando com estratégias, metodologias e práticas que qualificam a gestão pública. “O meu objetivo é aprimorar continuamente os serviços prestados à população, com foco na garantia de direitos para todos”, finaliza.
Clique aqui e acesse a página do curso sobre letramento racial no serviço público.