Agente Público Civil Ativo - como validar seus dados cadastrais?
Importante: caso o agente público civil ativo possua mais de um vínculo, a validação cadastral estará disponível no vínculo de exercício.
Para informações sobre Validação Cadastral de equipe, clique aqui.
Siga o passo a passo e veja como é fácil atualizar seus dados cadastrais!
(Importante: se você já utiliza o SOUGOV.BR, automaticamente, será apresentada a tela de Validação Cadastral).
Se você optou por "Iniciar", vamos lá!
A Validação Cadastral será realizada em 05 etapas:
Etapa 5: Outros Dados
Realize as 05 etapas para que sua Validação Cadastral seja concluída com sucesso!
Etapa 1 - Autodeclarações
- Se o dado estiver correto, clique em "Confirmar dados e Avançar".
- Se o dado informado está divergente, selecione o símbolo para alterar o tipo "Raça/Cor". Após realizar a alteração, clique em "Confirmar dados e Avançar":
(Observação: clique em “Salvar para Continuar Depois” para interromper a validação e continuar em outro momento).
Etapa 2 - Dados Pessoais
- Se o dado estiver correto, clique em "Confirmar dados e Avançar".
- Se o dado informado está divergente, selecione o símbolo para alterar os campos. Após a alteração, verifique as informações inseridas e clique em "Confirmar dados e Avançar":
(Observação: clique em “Salvar para Continuar Depois” para interromper a validação e continuar em outro momento).
(Observação: se precisar revisar algum dado preenchido anteriormente, clique em “Voltar para o passo anterior”).
Etapa 3 - Contatos
(Atenção: os dados já estarão preenchidos, conforme seu cadastro atual).
Nesta etapa, revise:
c) endereço residencial.
- Se os dados estiverem corretos, clique em "Confirmar dados e Avançar".
- Caso os dados estejam divergentes, clique no símbolo e realize as alterações necessárias. Confira os dados e clique em “Confirmar Dados e Avançar”:
(Observação: clique em “Salvar para Continuar Depois” para interromper a validação e continuar em outro momento).
Etapa 4 - Documentos
(Atenção: os dados já estarão preenchidos, conforme seu cadastro atual).
Agora verifique os documentos que estão cadastrados.
- Se os dados estiverem corretos, clique em "Confirmar dados e Avançar".
- Caso os dados estejam divergentes, clique no símbolo e realize as alterações necessárias. Confira os dados e clique em “Confirmar Dados e Avançar”:
(Observação: clique em “Salvar para Continuar Depois” para interromper a validação e continuar em outro momento).
(Observação: se precisar revisar algum dado preenchido anteriormente, clique em “Voltar para o passo anterior”).
Etapa 5 - Outros Dados
(Atenção: os dados já estarão preenchidos, conforme seu cadastro atual).
O próximo passo é revisar os “Outros Dados”. Uma novidade: o “Nome Social” foi incluído nesse passo e é opcional! As alterações realizadas serão encaminhadas para análise da Unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão, via requerimento.
- Se os dados estiverem corretos, clique em "Confirmar dados e Concluir".
- Caso os dados estejam divergentes ou precisam ser alterados, clique no símbolo e realize as alterações necessárias. Confira os dados e clique em “Confirmar Dados e Concluir”:
(Observação: clique em “Salvar para Continuar Depois” para interromper a validação e continuar em outro momento).
Será aberto um Termo para Aceite. Para isso, clique em “Aceito os Termos”.
Pronto! Sua Validação Cadastral foi realizada com sucesso!
Status da Validação Cadastral após sua finalização
Após a conclusão da Validação Cadastral, você poderá verificar o status da validação:
- acesse o Menu do SOUGOV.BR (clique nos três traços localizados na parte superior esquerda da tela;
- selecione "Cadastro";
- clique em "Situação da Validação Cadastral" para continuar o procedimento. Observe que a situação da sua Validação Cadastral estará com o status de "Regular";
- Clique em "Arquivo" para realizar o download da sua Validação Cadastral.
Se você utilizou o botão “Salvar para Continuar Depois”
Caso você tenha clicado em “Salvar para Continuar Depois”, em qualquer etapa da Validação Cadastral ou mesmo ao acessar o SOUGOV.BR, e deseja continuar sua Validação Cadastral:
- acesse o Menu do SOUGOV.BR (clique nos três traços localizados na parte superior esquerda da tela);
- selecione "Cadastro";
- clique em "Situação da Validação Cadastral" para continuar o procedimento. Observe que a situação da sua Validação Cadastral estará com o status de "Pendente";
Clique em "Realizar Validação Cadastral":