Programa de Ação Afirmativa para Pessoas Indígenas - "Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia"

- Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica sobre bolsas para candidatos indígenas à carreira de diplomata
O Programa de Ação Afirmativa para Pessoas Indígenas – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia (PAA/IRBr - Indígenas) criado em abril de 2025 por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é parte integrante do Programa Federal de Ações Afirmativas criado pelo Decreto nº 11.785/2023.
O PAA/IRBr - Indígenas tem como objetivo a promoção e fortalecimento da representatividade de indígenas no corpo diplomático brasileiro de modo a torná-lo mais representativo da sociedade brasileira, e, a exemplo do bem sucedido PAA/IRBr Negros criado em 2002, oferecerá bolsas-prêmio de vocação para a diplomacia, destinadas ao custeio de estudos preparatórios ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), em favor de pessoas indígenas que tenham interesse em ingressar na Carreira de Diplomata. A concessão de bolsas no âmbito do PAA/IRBr - Indígenas manterá a fórmula de paridade de bolsas para mulheres e homens, nos moldes do PAA/IRBr Negros.
Para participar o candidato indígena ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), no momento de sua inscrição no concurso, poderá optar por concorrer as bolsas do PAA/IRBr Indígenas, devendo marcar essa opção no formulário eletrônico de inscrição no CACD. A seleção dos candidatos se dará em duas etapas: uma primeira etapa para comprovação do pertencimento étnico do candidato, coordenada pelo Ministério dos Povos Indígenas; e uma segunda etapa classificatória, coordenada pelo Instituto Rio Branco. O CNPq será o responsável por operacionalizar o pagamento das bolsas, e o acompanhamento da prestação de contas dos bolsistas.
Notícias Relacionadas:
- Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para Concessão de Bolsas de Estudos a Candidatos Indígenas
- Instituto Rio Branco disponibiliza duas bolsas como parte da primeira edição do Programa de Ação Afirmativa para Indígenas
- Programa “Kuntari Katu: Líderes Indígenas na Política Global”
- 4º Módulo do Kuntari Katu é encerrado no Instituto Rio Branco