Notícias
Programa “Kuntari Katu: Líderes Indígenas na Política Global”
De 11 a 14 de setembro, o Instituto Rio Branco juntou-se ao Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para promover o Seminário Avançado sobre a 16ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP16) – primeira ação implementada no âmbito do Programa “Kuntari Katu: Líderes Indígenas na Política Global”.
Trata-se de iniciativa histórica: pela primeira vez, a academia diplomática do Brasil, em parceria com o MPI e o MMA, apoiará a capacitação de lideranças indígenas para negociações internacionais de meio ambiente.
A cerimônia de abertura do seminário contou com participação do Secretário-Executivo do MPI, Eloy Terena; da Diretora-Geral do IRBr, Embaixadora Mitzi Gurgel Valente da Costa; da Diretora de Gestão da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Mislene Metchacuna Mendes, representando a primeira Presidente indígena da instituição, Joenia Wapichana; e do Chefe da Divisão de Biodiversidade do @itamaratygovbr, Conselheiro Gustavo Pacheco.
Os painéis do seminário foram compostos por diplomatas experientes em negociações internacionais; por lideranças atuantes no movimento indígena e em negociações na área de meio ambiente e mudança do clima; e por especialistas em política ambiental. Entre os palestrantes, estavam a Diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, Fernanda Kaingáng; a representante indígena no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do MMA, Cris Pankararu; a Vice-Diretora do Fundo Indígena da Amazônia (Podáali), Rose Apurinã; o Diretor de Conservação do MMA, Braulio Dias; e o Diretor de Gestão Ambiental e Bem Viver Indígena do MPI, Bruno Potiguara.
Outros seminários serão promovidos no âmbito do Programa Kuntari Katu, até a realização da 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a ser sediada no Brasil. O programa tem apoio da Cooperação Alemã/GIZ.
“Kuntari Katu” é uma expressão nhengatú que significa “aquele que fala (para o povo e em nome do povo)”, usada em algumas culturas Aruak para referência aos líderes que dialogam nos clãs e com outros clãs indígenas.
📸 Gustavo Alcântra/MPI
📸 MRE/IRBr