Notícias
Mulheres na Diplomacia – Da Criação da ONU à Implementação da Agenda Mulheres, Paz e Segurança
Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia (24/6), realizou-se o seminário “Mulheres na Diplomacia – Da Criação da ONU à Implementação da Agenda Mulheres, Paz e Segurança”, no Instituto Rio Branco.
O evento, organizado em parceria com a FUNAG e com a ONU Brasil, também comemorou os 80 anos da assinatura da Carta da ONU e os 25 anos da adoção da Resolução 1325 do CSNU, documento inaugural da agenda de Mulheres, Paz e Segurança.
Essas duas datas têm um significado especial para o Brasil. Foi graças à atuação da Dra. Bertha Lutz, durante a Conferência de São Francisco, em 1945, que a menção às mulheres foi incluída na Carta da ONU — um legado que ainda inspira.
No primeiro painel, destacou-se o papel das mulheres na criação e consolidação das Nações Unidas, com participação de especialistas e das autoras da obra em quadrinhos “Bertha Lutz e a Carta da ONU”.
No segundo painel, abordou-se a participação de mulheres em negociações e processos de paz, reunindo experiências de acadêmicas, militares e diplomatas. Como disse Bertha Lutz: “Nunca haverá paz se as mulheres não ajudarem a criá-la”.
Assista à íntegra do seminário no canal da FUNAG no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=0LFvqWVFKhk