Notícias
Cerimônia de formatura da Turma 2022-2024 do Curso de Formação de Diplomatas (CFD) do Instituto Rio Branco (IRBr).
Realizou-se hoje, 16 de setembro de 2024, no Palácio Itamaraty, cerimônia de formatura da Turma 2022-2024 do Curso de Formação de Diplomatas (CFD) do Instituto Rio Branco (IRBr). O evento foi presidido pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e contou com participação do Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Diretora-Geral do IRBr, Embaixadora Mitzi Gurgel Valente da Costa; e do Embaixador José Maurício Bustani, Paraninfo convidado. Foi oradora a Secretária Ana Cecília Sabbá Colares.
A Turma 2022-2024 é composta por 36 diplomatas e distingue-se pela diversidade, com a maior participação proporcional feminina da história do IRBr e do @itamaratygovbr (41,6% de mulheres), além do maior número absoluto de pessoas negras e também de mulheres negras aprovadas no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Todas as cinco regiões do Brasil encontram-se representadas no grupo. Concluíram o curso também 7 diplomatas estrangeiros, provenientes dos seguintes países: Argentina, Cabo Verde, Equador, Guiné-Bissau, Japão, Quênia e Suriname.
Na solenidade, os dois primeiros colocados do CACD (Leonardo Beltrame e Luiza Valladares) e do CFD (João Pedro Cardoso e Luiza Valldares) foram agraciados com os prêmios Lafayette de Carvalho e Silva e Barão do Rio Branco. Anunciou-se ainda a primeira mulher agraciada com o prêmio Milena Oliveira de Medeiros, que reconhece o/a aluno/a negro/a com melhor colocação no CFD: a diplomata Gabriela Costa.
Os formandos escolheram como patrona Esperança Garcia: mulher escravizada, que viveu no século XVIII, no Piauí, reconhecida pela OAB como a primeira advogada brasileira. Em carta ao presidente da província, denunciou abusos praticados pelo feitor da fazenda onde vivia. O documento passou a ser considerado, séculos depois, como uma das primeiras petições jurídicas do Brasil. A data da carta (6 de setembro) marca atualmente o Dia da Consciência Negra no Piauí.
Ao escolher Esperança Garcia como patrona, a Turma 2022-2024 busca honrar seu legado e manifesta compromisso ético com a promoção da igualdade, da inclusão e da diversidade.
📸 Ricardo Stuckert/PR