Notícias
A historiadora Ynaê Lopes dos Santos ministrou palestra virtual aos alunos do Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco
Autora de “Racismo Brasileiro: uma história da formação do país”, a historiadora Ynaê Lopes dos Santos ministrou palestra virtual aos alunos do Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, no âmbito do ciclo “Reflexões sobre o Brasil Contemporâneo”. O projeto convida ao IRBr autores de obras relevantes para o debate crítico a respeito de temas candentes da atualidade brasileira, que encontram ressonância internacional.
Especialista em história da escravidão, estudos das relações raciais nas Américas e temas afetos ao ensino da História da África e da questão negra no Brasil, a professora conversou com os diplomatas sobre o caráter estrutural e transversal do racismo no Brasil. À luz de suas pesquisas acadêmicas e de sua obra, assinalou a discriminação racial como traço definidor e formador da sociedade brasileira. Ao recordar que a abolição da escravidão no século XIX não foi acompanhada de ações de reparação e inclusão, apontou para a manutenção de processo de exclusão sistemática contra pessoas negras, com efeitos que se estendem à atualidade.
Ynaê Lopes é autora também de “Além da senzala: Arranjos escravos de moradia no Rio de Janeiro 1808-1850)”; “História da África e do Brasil afrodescendente”, entre outros trabalhos. Mestre e doutora em história social pela Universidade de São Paulo, é professora no Instituto de História da Universidade Federal Fluminense. Premiada com o 45º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, foi curadora do Projeto Querino e da Exposição Permanente Cais do Valongo, da Unesco.