Febre Amarela

imagem: agência brasil rovena rosa
- Exigência de apresentação do comprovante de vacina:
a Namíbia é um dos países que exigem dos visitantes brasileiros a apresentação do comprovante de vacinação contra febre amarela.
os turistas brasileiros são obrigados a apresentar, ao entrarem na Namíbia por aeroportos ou nas fronteiras terrestres, o certificado interrnacional de vacinação ou profilaxia (CIVP).
o Governo namibiano exige a apresentação do comprovante de vacinação (CIVP) de todos os visitantes com mais de nove (9) meses de idade, provenientes de países considerados de risco para a transmissão da febre amarela.
a apresentação do CIVP também é obrigatória para os viajantes que fizeram escala por mais de doze (12) horas em algum aeroporto de um país com risco de transmissão da febre amarela.
clique aqui para ver a relação de países com risco de transmissão para febre amarela (em espanhol), segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), de julho de 2019.
o Brasil é considerado como um dos países de risco para transmissão de febre amarela pela Organização Mundial de Saúde (OMS), conforme mapa abaixo, que você pode baixar, clicando na imagem.
a OMS recomenda vacinação para as áreas assinaladas em amarelo, verde e vermelho:
imagem: cdc - centers for disease control & prevention - agosto de 2018
- Algumas áreas da Namíbia registram casos de febre amarela:
as regiões ao norte da Namíbia, próximas às fronteiras de Angola e da Zâmbia, registram casos de febre amarela, em particular nos meses chuvosos (de outubro a março):
- são consideradas regiões de risco, durante a estação de chuvas:
. as províncias de Ohangwena, Omaheke, Omusati, Oshana,
Oshikoto e Otjozondjupa. - existe risco, durante todo o ano:
. ao longo do rio Kunene, na província de Kunene;
. nas margens do rio Zambezi, na região do Zambezi, e
. cerca do rio Okavango, nas áreas de Kavango East e
Kavango West (veja mapa abaixo):

imagem: wikipedia commons - katangais - cc by-sa 3.0
a OMS recomenda àqueles turistas que desejam visitar essas regiões no norte da Namíbia, que estejam vacinados contra a febre amarela.
- Países na África com risco de febre amarela:
se você for viajar para outros países no continente africano, além da Namíbia, é aconselhável estar vacinado contra a febre amarela.
veja, no mapa abaixo -- que você pode baixar clicando na imagem --, os países na África considerados de risco para a transmissão da febre amarela pela Organização Mundial de Saúde, assinalados em amarelo e verde:
imagem: cdc - centers for disease control & prevention - agosto de 2018
- Como obter o comprovante de vacina:
clique aqui para ver as instruções detalhadas descritas no portal de serviços do Governo Federal, ou clique na imagem abaixo para se informar como tirar o seu certificado internacional de vacinação ou profilaxia (CIVP):
imagem: governo federal - portal de serviços
- Como pedir 2a. via do seu comprovante:
clique aqui para ver como solicitar uma segunda via do seu comprovante de vacinação, caso você tenha perdido o seu certificado interrnacional de vacinação ou profilaxia (CIVP) contra febre amarela emitido no Brasil.


