Educação
Setor Educacional
O setor Educacional da Embaixada do Brasil em Washington, D.C. promove a cooperação educacional entre o Brasil e os Estados Unidos e apoia parcerias acadêmicas bilaterais. Ele também oferece informações que podem ser de interesse para educadores, bolsistas e estudantes.
Contato: cultural.washington@itamaraty.gov.br
Pedidos de carta de não objeção
As solicitações de cartas de não objeção do governo brasileiro para mudança de visto nos EUA, em conformidade com a seção 212(e) do Immigration and Nationality Act dos EUA, devem ser encaminhadas ao Setor Educacional da Embaixada do Brasil em Washington, pelo endereço eletrônico waiver.washington@itamaraty.gov.br, seguindo os procedimentos indicados (veja os links abaixo):
Observação: No dia 9 de dezembro de 2024, o Departamento de Estado publicou, no Federal Register, nova “Exchange Visitors Skills List”. O Brasil não consta, como antes, da lista de países integrantes do documento. Com essa mudança, a exigência de dois anos de residência no país de origem (Brasil, no caso) para portadores de visto J-1 será aplicável somente nos casos em haja financiamento da parte do governo brasileiro ou estrangeiro para estudos nos EUA, ou para estudantes de pós-graduação no campo da medicina.
Caso você esteja em dúvida se a exigência de residência se aplica a seu caso, o Departamento de Estado sugere solicitar uma “Advisory Opinion” do governo norte-americano:
https://j1visawaiverrecommendation.state.gov/Common/Agreement/Advisory