Falecimento de brasileros (as) na Albânia
INFORMAÇÕES GERAIS
Em caso de falecimento de um nacional brasileiro na Albânia, o setor consulado da embaixada do Brasil em Tirana pode prestar assistência e orientação à família. O setor consular pode emitir a certidão de óbito brasileira e auxiliar com os trâmites legais necessários na Albânia, como o registro do óbito e o esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos locais. No entanto, o setor consular não cobre despesas com traslado, embalsamamento, sepultamento ou cremação. A família é responsável por essas despesas e deve contratar uma agência funerária para lidar com os procedimentos necessários para o funeral ou translado dos restos mortais.
O QUE A REPRESENTAÇÃO CONSULAR PODE FAZER:
- Emissão de certidão de óbito brasileira:
O consulado pode emitir a certidão de óbito brasileira, que é necessária para o registro do óbito no Brasil e para a resolução de questões legais e financeiras.
- Orientação sobre procedimentos locais:
O setor consular pode fornecer informações e orientações sobre os procedimentos necessários na Albânia, como o registro do óbito no Escritório de Registro Civil no Distrito de residência do falecido e contratação de uma agência funerária.
- Auxílio em situações emergenciais:
Em casos emergenciais, o setor consular pode ser contatado através do número de plantão (+355 69 7009414) para assistência imediata.
O QUE A REPRESENTAÇÃO CONSULAR NÃO FAZ:
- Custeio de despesas:
O consulado não cobre despesas com traslado do corpo para o Brasil, embalsamamento, sepultamento ou cremação.
- Representação da família:
O consulado não pode representar a família em negociações com autoridades locais ou funerárias.
PROCEDIMENTOS INPORTANTES:
- A família deve informar o setor consular sobre o falecimento para que as providências necessárias sejam tomadas.
- Contratação de agência funerária:
É recomendável contratar uma agência funerária para cuidar do funeral e, se desejado, do translado dos restos mortais para o Brasil.
- Registro do óbito na Albânia:
O registro no Escritório de Registro Civil no Distrito de residência do falecido é essencial para a legalização do falecimento na Albânia.
- Registro do óbito no Brasil:
A certidão de óbito brasileira emitida pelo consulado deve ser transcrita em cartório no Brasil para que o falecimento tenha validade legal no país