XIII REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO (GT) DE COOPERAÇĂO TÉCNICA BRASIL – EL SALVADOR
Realizou-se durante o período de 5 até 9 de maio de 2025, no Ministério das Relações Exteriores de El Salvador (MRREE), a XIII Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasil – El Salvador com o objetivo principal de negociar e aprovar os projetos do Programa de Cooperação Técnica Bilateral para o biênio 2025 – 2027.
Especialistas de instituições salvadorenhas e brasileiras se integraram em quatro mesas de trabalho setoriais para avaliar, estruturar e aprovar quatro novos projetos nas seguintes áreas de desenvolvimento: saneamento básico, direitos humanos/acessibilidade ao esporte para pessoas com deficiência, comércio e abastecimento e biofertilizantes.
A delegação brasileira foi liderada pela senhora Maria Augusta Montalvāo Ferraz, Coordenadora-Geral de Cooperaçāo Técnica para América Latina, Caribe e Europa da Agência Brasileira de Cooperaçāo (ABC), e se fez acompanhar pelas Analistas de Projetos da ABC, senhoras Ana Elena Rizzone e Grazieli Adjafre. As instituições brasileiras estiveram representadas pela Sra. Iriana Lima Cadó, Assesora da Coordenadoria de Relações Internacionais da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o senhor Cesar Behling Miranda, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o senhor Etham de Lucena Barbosa, Diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e o senhor Rodrigo Abreu de Freitas Machado, Coordenador-geral da Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte.
A delegação salvadorenha foi representada por profissionais do “Ministerio de Agricultura y Ganadería (MAG)”, a “Escuela Nacional de Agricultura (ENA)”, o “Ministerio de Desarrollo Local (MINDEL)” e do “Instituto Nacional de los Deportes (INDES)”, que tiveram a oportunidade de compartilhar com os seus homólogos brasileiros, tanto nas mesas de trabalho como em de visitas de campo, as suas experiências, as características do trabalho realizado pelas instituições salvadorenhas em cada área de intervenção e uma visão mais concreta das necessidades específicas da população beneficiaria em cada projeto.
Durante a cerimônia de encerramento realizada em 9 de maio, compuseram a mesa de honra o Embaixador do Brasil em El Salvador, Luiz Eduardo de A. V. Pedroso, a Diretora da Agência de El Salvador para a Cooperaçāo Internacional (ESCO), Karla de Palma, a Chefe da delegação Brasileira, Maria Augusta Ferraz. Ademais compareceram a Ministra-Conselheira Maria Juliana Dutra Martins, por parte da Embaixada, e de forma virtual, os funcionarios da Embaixada de El Salvador em Brasil, Embaixador Luis Aparicio, e o Ministro Conselheiro, Armando Herrera.
Os técnicos de cada instituição participante detalharam os objetivos propostos para os novos projetos denominados:
- Melhora dos processos para a elaboraçāo, produçāo e processamento de bioinsumos e biofertilizantes;
- Gestão eficiente da água e saneamento rural com tecnologias sociais para a reutilização da água.
- Fortalecimento do "Centro de Desarrollo de Comércio Agropecuário- CDCA";
- O direito ao esporte com acessibilidade para pessoas com deficiência em El Salvador.













